Cruzeiro

Cruzeiro ganha reforços na reta final do Mineiro; veja cálculos para classificação

Cruzeiro deve ter novidades em jogo que pode garantir classificação antecipada à semifinal do Campeonato Mineiro
Foto do autor
Compartilhe

Eliminado precocemente na Copa do Brasil, o Cruzeiro volta as atenções para o Campeonato Mineiro. Neste domingo (25/2), o time de Nicolás Larcamón enfrenta o Pouso Alegre, às 11h, no Parque do Sabiá, para assegurar a classificação à semifinal do Estadual como líder do Grupo A.

No confronto em Uberlândia, pela sétima rodada, a penúltima da primeira fase, a Raposa pode ter as estreias de dois reforços: Lucas Villalba e José Cifuentes.

O zagueiro argentino e o meio-campista equatoriano foram os últimos dos oito contratados para a temporada a serem regularizados. Por isso, a dupla não participou da derrota do Cruzeiro por 2 a 0 para o Sousa, na Paraíba, pela Copa do Brasil.

O resultado decretou a eliminação celeste na primeira fase do rentável torneio, resultando em um baque no planejamento financeiro do clube para 2024

Villalba na defesa?

Caso opte pela estreia de Lucas Villalba, Nicolás Larcamón pode sacar Neris do sistema defensivo. O zagueiro foi um dos mais criticados pela torcida na queda do Cruzeiro na Copa do Brasil.

Outra opção do treinador é manter o esquema 3-5-2, utilizado na vitória por 3 a 1 sobre o Democrata, em Governador Valadares, na rodada anterior do Mineiro.

Nesse caso, com a entrada de Villalba, o Cruzeiro ganharia um jogador com características de saída de bola. Canhoto, o ex-jogador do Argentinos Juniors também pode atuar na lateral esquerda.

Peso ofensivo com José Cifuentes

Jogador com experiência em Copa do Mundo, José Cifuentes é volante de origem, mas se notabilizou pelas participações diretas em gols. Desde 2022, o meio-campista de 24 anos apresenta ótimos números por clubes e pela Seleção Equatoriana.

‘Cifu’ atuou em 98 partidas nas últimas duas temporadas, sendo 72 como titular. Ele marcou nove gols e deu 15 assistências por Los Angeles FC, dos Estados Unidos, e Rangers, da Escócia.

O jovem ainda contribuiu ofensivamente com 138 finalizações (51 no gol), 118 passes decisivos e 103 dribles certos.

No mesmo período, os números defensivos de Cifuentes também são positivos: 145 desarmes e 481 bolas recuperadas.

Cálculos para a classificação no Mineiro

O Cruzeiro é líder do Grupo A do Campeonato Mineiro, com 13 pontos, um a mais que o Tombense, segundo colocado.

Nos seis jogos pelo Estadual, a Raposa venceu quatro (Villa Nova, Atlético, Patrocinense e Democrata), empatou um (Athletic) e perdeu outro (América).

Já o Tombense venceu três jogos (Pouso Alegre, Athletic e Patrocinense) e empatou três (Atlético, Democrata e Uberlândia).

No Campeonato Mineiro deste ano, o primeiro critério de desempate na fase classificatória é o número de vitórias.

Dessa forma, para garantir a classificação antecipada ao mata-mata, o Cruzeiro precisa vencer o Pouso Alegre e torcer por insucesso do Tombense na sétima rodada. Neste sábado (24/2), o time de Tombos enfrenta o Villa Nova, às 16h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima.

Compartilhe