Nicolás Larcamón chegou ao Cruzeiro no início de 2024 e fez parte da montagem do elenco para a temporada. O time celeste já contratou nove jogadores e pode reforçar o time mais uma vez nos próximos dias. Mas a diretoria deve ser rápida, já que a janela de transferências fecha na próxima quinta-feira (7/3). Até por isso, o comandante argentino avaliou as movimentações no mercado e disse que a Raposa segue em busca de um reforço.
“O balanço da janela é muito positivo, estando clara que a realidade que o Cruzeiro, hoje, é de um momento que ainda tem que fazer boas contratações por causa da responsabilidade financeira. E isso é importante. A responsabilidade e a seriedade do Cruzeiro no mercado será sempre algo que distingue o time e sei que é um dos objetivos principais do projeto também. Então, sinto que realizaram um grande trabalho”
Nicolás Larcamón, técnico do Cruzeiro
Anunciado na sexta-feira (1/3), Álvaro Barreal se tornou a nona contratação do Cruzeiro para 2024, sendo a quinta estrangeira, assim como Larcamón – são quatro atletas argentinos e um equatoriano. Antes dele, foram anunciados: o goleiro Léo Aragão; os zagueiros Zé Ivaldo e Lucas Villalba; os volantes Lucas Romero e José Cifuentes; e os atacantes Rafa Silva, Gabriel Veron e Juan Dinenno.
E a diretoria da Raposa tem apenas mais três dias para oficializar novos reforços. A primeira janela de transferências da temporada começou em 11 de janeiro e se encerrará na quinta-feira (7/3). Depois disso, contratações só poderão ser registradas entre 10 de julho e 2 de setembro, ou seja, as equipes não poderão contar com novidades no período de quatro meses.
Possibilidades de reforços no Cruzeiro
Mesmo com o tempo curto até o fechamento da janela, Nicolás Larcamón deixou claro que o time pode chegar à marca de dez reforços para a temporada nos próximos dias. A declaração do treinador ocorreu após a vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Uberlândia, no sábado (3/3), no Mineirão, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro.
“Só estamos avaliando a possibilidade de uma contratação a mais porque sinto que tem uma posição específica que pode ser que precise de alguma alternativa. Mas, tentando sempre fazer com inteligência e sempre confiando muito nos jogadores que estão trabalhando hoje no time, porque sinto que o trabalho que estão fazendo dá tranquilidade a minha pessoa como treinador”
Nicolás Larcamón, técnico argentino
O treinador do Cruzeiro não especificou qual é a posição da possível contratação, mas a tendência é que seja para o setor ofensivo, principalmente para as pontas. Na partida diante do Uberlândia, por exemplo, Larcamón teve à disposição na lista de relacionados apenas quatro atacantes – Arthur Gomes, Juan Dinenno, Rafael Elias, Robert – e todos foram utilizados durante a partida.
As outras opções ofensivas são Gabriel Veron, Rafael Bilú e Rafa Silva, mas os dois primeiros nem sequer jogaram neste ano porque estão entregues ao departamento médico, enquanto Rafa Silva esteve em campo três vezes em 2024 e está fazendo trabalhos de equilíbrio e fortalecimento muscular para prevenir contusões. Já Fernando e João Pedro participaram de festa particular regada a bebidas alcoólicas e foram punidos: treinam com time sub-20 e em separado, respectivamente.
Devido ao baixo número de opções ofensivas, existe a possibilidade de que o time faça alguma contratação até quinta-feira (7/3). Porém, nenhum nome foi ventilado nos últimos dias, e Nicolás Larcamón fez questão de falar que, se não tiver acordo ainda nesta janela de transferências, o reforço pode ser para o meio ano, quando for permitido registrar novos jogadores.
“Se eles [diretoria] têm uma melhor versão para incorporar um elemento a mais para competir melhor, será bem-vindo. E se esse jogador não for agora para essa janela, procuraremos e tentaremos fazer uma boa contratação para a janela da metade do ano, que sinto que isso também abre a possibilidade de, talvez, potencializar mais. Então, estamos avaliando e confio que, com o trabalho que estamos fazendo, vai ser um bom encerramento de janela”, finalizou Larcamón.
Contratações do Cruzeiro em 2024
- Léo Aragão – goleiro
- Zé Ivaldo – zagueiro
- Lucas Villalba – zagueiro
- Lucas Romero – volante
- José Cifuentes – volante
- Rafa Silva – atacante
- Gabriel Veron – atacante
- Juan Dinenno – atacante
- Álvaro Barreal – atacante