FUTEBOL NACIONAL

Dia Internacional da Mulher: as homenagens de clubes e personalidades do esporte

Clubes e personalidades do esporte fizeram homenagens no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira, 8 de março
Foto do autor
Compartilhe

Desde 1975, como estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o 8 de março representa o Dia Internacional da Mulher. Neste dia simbólico de luta por respeito e igualdade, clubes e personalidades do esporte se manifestam em apoio à causa.

O No Ataque reuniu as homenagens do meio esportivo às mulheres.

Athletico-PR

“A todas as mulheres que tornam o nosso Furacão e o nosso Caldeirão cada dia mais fortes, o nosso muito obrigado”.

Atlético-GO

O Atlético-GO ofereceu às mulheres serviços e descontos na loja do clube.

Atlético-MG

“O dia 8 de março representa a luta delas que são protagonistas da nossa história! Por equidade de gênero. Por respeito às mulheres empoderadas, fortes, vingadoras e Atleticanas”.

Também nesta quinta-feira, o Galo apresentou a nova estrutura de treinamento para o time feminino.

Na semifinal do Campeonato Mineiro, neste sábado (9/3), diante do América, os jogadores do Atlético vestirão camisas com nome de mulheres “pioneiras e protagonistas em suas áreas de atuação e de atleticanas que deixaram uma rica biografia de amor ao Galo”.

Bahia

Conhecido pela presença em temas sociais, o Bahia não deixou de homenagear as mulheres.

“𝐎𝐢𝐭𝐨 𝐩𝐫𝐚 𝐠𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞́ 𝐬𝐚𝐠𝐫𝐚𝐝𝐨. Neste 8 de Março, aproveitaremos a data para lançar campanhas, construir oportunidades e agradecer a paixão, a força e a luta diária das nossas torcedoras, atletas e funcionárias. No futebol e na vida. Parabéns, Mulher Tricolor”.

Além de oferecer desconto na camisa que faz alusão ao outubro rosa, o clube promoveu palestras e atividades com lideranças femininas.

O perfil do tricolor deixou recado aos homens: “A CULPA É SUA, O CORPO NÃO! 𝐍𝐚̃𝐨 𝐚𝐥𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚 𝐜𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐩𝐫𝐨”. Leia o texto completo abaixo.

Ainda, em parceria com a Faculdade Multivix, o clube ofereceu 1000 vagas gratuitas para as fãs do Esquadrão.

Botafogo

“O Dia Internacional da Mulher é uma data de celebração das conquistas e uma lembrança constante da luta feminina por direitos iguais. O Botafogo exalta a força das mulheres na busca pela superação dos obstáculos impostos pela sociedade, reforça que o futebol não tem gênero e deixa um agradecimento especial às botafoguenses que engrandecem a estrela solitária”.

O clube também oferece desconto em toda peça da linha feminina na Botafogo Store.

Bragantino

“Feliz dia Internacional da Mulher. Neste 8 de março, reafirmamos a luta diária pelo protagonismo e igualdade das mulheres no futebol e fora dele. Para todas as Bragantinas, na arquibancada, dentro de campo e nos bastidores, saibam que o Massa Bruta se orgulha muito de vocês, que fazem nosso clube cada dia mais forte”.

Corinthians

“Segundo pesquisa do Ibope/Repucom, a maioria da torcida corinthiana é feminina! Pudera: a maioria da população brasileira é de mulheres, segundo o censo 2022 do IBGE. Elas trabalham o dobro dos homens e possuem, em geral, maior nível de instrução. Ainda assim, enfrentam enormes dificuldades de igualdade, equidade e acessibilidade. Em 8 de março, não só comemoramos as conquistas delas, gigantes por si só e ainda maiores se consideradas as dificuldades que enfrentam só por serem mulheres. Mas também lembramos a toda a sociedade – e principalmente os homens – que ainda falta muito para que elas conquistem ainda mais direitos, respeito e segurança”.

O Timão também oferece desconto nas peças femininas.

Cruzeiro

“Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos as mulheres que constroem o Cruzeiro diariamente. Elas estão presentes em todas as áreas do clube e trabalham com muita dedicação e competência nas Tocas 1 e 2. ‘Poder estar em um clube em que a gente olha pro lado e se sente representada.’ Para além do discurso, o Cruzeiro se compromete em dar oportunidades, valorizar e respeitar as mulheres dentro e fora de campo. Essa é a cara do Cruzeiro: um clube feito por todo mundo”.

“Lugar de mulher é aonde o Cruzeiro estiver! Orgulho de ter uma das maiores torcidas femininas do Brasil. Vocês são cabulosas”

Cuiabá

“Nesse Dia Internacional das Mulheres, conheça Joice Lemes, diretora administrativa do Dourado. Desejamos a todas as nossas colaboradoras, torcedoras e parceiras, um Feliz Dia Internacional das Mulheres”.

Flamengo

A cada #8M, celebramos as conquistas até agora e nos unimos ainda mais para seguir lutando! Somente com apoio de toda a sociedade – e não só de outras mulheres – podemos seguir em busca de mais equidade, respeito e escuta.

O Rubro-Negro lançou campanha contra a pobreza menstrual. Até o fim de março, o clube vai arrecadar absorventes para a ONG Absorvendo Amor e a Associação Recomeçar.

Fluminense

“Neste #DiaInternacionalDaMulher o #TimeDeTodas se posiciona pela liberdade. Disque 180 e denuncie qualquer tipo de violência”.

O Fluminense fez uma série de posts que pregam a liberdade de torcer, de trabalhar, de jogar e de viver o futebol.

Fortaleza

“As diferenças existem e a violência mudou com o tempo, mas infelizmente não foi para melhor. Por isso, precisamos estar cada vez mais unidos, mostrando que a nossa força é ainda maior quando lutamos, juntos e juntas, pelo mesmo ideal. Elas não só insubstituíveis, elas são poderosas. E não estamos falando das cadeiras quebradas que foram transformadas em obras de arte, mas sim de cada Muié Arretada que se supera todos os dias, sem calar a voz e cultivando histórias que se tornam inspiração para muitas outras. Bota o teu poder pra jogar, mulher, e conte sempre com a gente na luta contra todas as formas de violência, dentro e fora de campo”.

No Shopping RioMar Papicu, o Fortaleza promoveu exposição com obras de artistas cearenses.

Grêmio

“Somos a voz que não se cala. Somos a luta que não para. Somos o Grêmio, o Clube de Todos por Todas. Neste Dia da Mulher, nossa luta é pelo fim de todos os tipos de violência às mulheres. Somos gratos pela força e torcida de todas as gremistas”.

Internacional

“É um mês de celebração para honrar a força, paixão e determinação das mulheres coloradas. Cada vitória, cada marco na nossa relação fazem o Clube do Povo ser único. Parabéns, gurias! Nós somos gigantes”.

Juventude

“Ser mulher é resistir todos os dias. É ser forte nos momentos em que tudo que se espera é fraqueza. É ter a capacidade de enfrentar diariamente as barreiras causadas por séculos de machismo.

Ser mulher é driblar todos os obstáculos e fazer o gol mesmo sabendo que ele não define o campeonato. É lutar todos os dias pelo direito de ser quem se é. Por isso, é importante lembrar todos os dias que seja dentro ou fora de campo, a mulher pode ser quem e o que ela quiser”.

Palmeiras

“Elas que lutam. Que resistem. Que provam, sempre, a força e o poder da 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑! Todos os dias são de vocês, palestrinas, mas esta sexta-feira é mais que especial”.

São Paulo

“8 de março. Dia de reafirmar a luta e o protagonismo das mulheres! O trabalho pelo reconhecimento e amplificação das vozes femininas no futebol e na sociedade é diário, sendo um compromisso do São Paulo”.

O tricolor paulista recebeu a vista de mulheres da associação Fala Mulher.

Vasco

“O time do 𝐑𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨, da 𝐈𝐠𝐮𝐚𝐥𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 da 𝐈𝐧𝐜𝐥𝐮𝐬ã𝐨 celebra neste dia 08 de março todas as mulheres que fizeram e fazem parte da nossa história de glórias, lutas e vitórias. O Vasco da Gama deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher a todas, mas especialmente para as vascaínas”.

Vitória

“Mais do que uma data, o dia 8 de março é um lembrete e um convite para repensarmos a posição das mulheres em nossa sociedade. Cada mulher tem o direito de escolher e exercer sua profissão livremente, sem medo de discriminação, assédio ou violência. Que possamos continuar lutando para reverter um placar adverso e desigual, que já foi maior, é verdade. Mas ainda está longe de um empate”.

América

“Mais do que uma data, o 8 de março representa uma luta diária de todas as mulheres para superar barreiras na sociedade! Neste dia, mais do que parabenizar, queremos convidar todos para refletir sobre a importância do respeito e igualdade para que possamos seguir evoluindo como sociedade. O América é grato àquelas que engrandecem o seu pavilhão”.

Personalidades do esporte

Leila Pereira

“É ser exemplo, ter resiliência e força para representar o poder feminino em cada desafio. O nosso lugar é onde nós quisermos e, assim, temos a certeza de que nada nem ninguém pode nos parar. Parabéns a todas as mulheres”.

Compartilhe