CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro tem dois expulsos e empata com o Tombense pela semifinal do Mineiro

Clubes se enfrentam novamente no próximo fim de semana, no Mineirão, em Belo Horizonte, no confronto de volta da semifinal do Estadual
Foto do autor
Compartilhe

Enviado especial a Ipatinga – A atmosfera vibrante emanada das arquibancadas do Ipatingão, lotadas por mais de 20 mil torcedores, não foi suficiente para empurrar o Cruzeiro rumo à vitória. De volta a Ipatinga após seis anos, o time celeste ficou apenas no empate por 0 a 0 com o Tombense, na noite deste domingo (10/3), pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. 

A Raposa mandou nas ações ofensivas do primeiro tempo, mas passou por alguns sustos após uma perda importante. O zagueiro Zé Ivaldo foi expulso diretamente aos 33’ da etapa inicial. Para não mexer na equipe, o técnico Nicolás Larcamón recuou o volante Lucas Romero para a zaga. 

As alterações de Larcamón no segundo tempo deram um ânimo a mais para a equipe, mas não foram suficientes para garantir a vitória ao Cruzeiro. O time ainda teve outro expulso, o lateral-esquerdo Marlon, por reclamação no fim.

O resultado fora de casa não foi ruim para o Cruzeiro. Isso porque os celestes, detentores da melhor campanha da primeira fase, têm a vantagem de jogar por dois empates na semifinal. Assim, nova igualdade no confronto de volta classifica a Raposa à final. 

Próximo jogo pelo Mineiro

Cruzeiro e Tombense se enfrentam no próximo fim de semana, no Mineirão, em Belo Horizonte, na volta da semifinal do Estadual. A partida será no sábado, 16 de março, às 16h30. A Globo, o SporTV e o Premiere transmitem o jogo.

Cruzeiro manda no 1º tempo, mas perde Zé Ivaldo

O Cruzeiro ditou o ritmo do primeiro tempo e teve quatro chances de abrir o marcador antes dos 10 minutos, com João Marcelo, Arthur Gomes, Zé Ivaldo e Rafael Elias. Contudo, parou na defesa bem postada do Tombense. 

A estratégia dos mandantes ficou bem clara desde o início: preocupar em se defender antes de sair para o ataque. O Cruzeiro, por sua vez, tentou ser incisivo pelo lado esquerdo, principalmente em jogadas de velocidade de Arthur Gomes. 

A equipe estrelada reclamou muito de possível pênalti em Papagaio. No entanto, Paulo César Zanovelli nada marcou e mandou seguir o lance. O árbitro teve outra decisão que contrariou os cruzeirenses na partida. 

Aos 33 minutos, ele foi chamado à cabine do VAR para analisar possível expulsão de Zé Ivaldo. O zagueiro, que já havia recebido um cartão amarelo, foi punido diretamente com o vermelho depois da análise do árbitro. O defensor foi imprudente e acertou a perna de Rafinha. 

Com mais espaço para explorar, o Tombense passou a levar perigo para o Cruzeiro. Aos 39’, João Marcelo quase mandou contra o próprio patrimônio em saída de soco na bola de Rafael Cabral. Depois, o goleiro ainda evitou um chute de Felipinho. 

Marlon é expulso, e Cruzeiro segura resultado

As equipes voltaram do intervalo com a mesma postura com que terminaram o primeiro tempo. O Cruzeiro ainda tentava se encaixar com menos um jogador em campo, enquanto o Tombense explorava os espaços vazios. 

E foi o Gavião-carcará quem teve a grande oportunidade de marcar. Aos 22 minutos, Rafael Cabral se esticou todo para fazer uma bela defesa em chute de Rafinha. O goleiro estava adiantado e precisou dar um salto para trás. 

A tentativa de resposta do Cruzeiro veio com Lucas Romero. O volante aproveitou bobeada do Tombense e tentou surpreender o goleiro Felipe Garcia em chute do meio-campo. Contudo, a bola passou longe. Ele percebeu que não conseguiria partir em velocidade até a meta adversária e por isso arriscou. 

Quando parecia melhorar na partida, o Cruzeiro perdeu Marlon por expulsão aos 39 minutos. O lateral-esquerdo tomou um amarelo por retardar a saída de campo e, na sequência, levou o vermelho por reclamação. 

TOMBENSE 0 X 0 CRUZEIRO

Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Zé Vitor e Emerson; Mikael (Pierre, no intervalo), Vitinho (Denner, aos 9 min do 2ºT), Kaio Mendes e Rafinha; Igor Bahia e Felipinho (Jefferson Renan, aos 9 min do 2ºT). Técnico: Raul Cabral 

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Filipe Machado, aos 43 min do 2ºT), Matheus Pereira (Lucas Villalba, aos 39 min do 2ºT) e Mateus Vital (José Cifuentes, aos 18 min do 2ºT); Arthur Gomes (Neris, aos 22 min do 2ºT) e Rafael Elias (Juan Dinenno, aos 22 min do 2ºT). Técnico: Nicolás Larcamón

Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 10 de março de 2024 (domingo)

Árbitro: Paulo César Zanovelli
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Pablo Almeida Costa
VAR: Emerson de Almeida Ferreira

Cartões amarelos: Denner (Tombense); Zé Ivaldo e Marlon (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Zé Ivaldo, aos 34 min do 1ºT, e Marlon, aos 39 min do 2ºT (Cruzeiro)

Público: 21.261
Renda: R$ 1.626.200,00

Compartilhe