Enviado especial a Ipatinga – A atmosfera vibrante emanada das arquibancadas do Ipatingão, lotadas por mais de 20 mil torcedores, não foi suficiente para empurrar o Cruzeiro rumo à vitória. De volta a Ipatinga após seis anos, o time celeste ficou apenas no empate por 0 a 0 com o Tombense, na noite deste domingo (10/3), pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro.
A Raposa mandou nas ações ofensivas do primeiro tempo, mas passou por alguns sustos após uma perda importante. O zagueiro Zé Ivaldo foi expulso diretamente aos 33’ da etapa inicial. Para não mexer na equipe, o técnico Nicolás Larcamón recuou o volante Lucas Romero para a zaga.
As alterações de Larcamón no segundo tempo deram um ânimo a mais para a equipe, mas não foram suficientes para garantir a vitória ao Cruzeiro. O time ainda teve outro expulso, o lateral-esquerdo Marlon, por reclamação no fim.
O resultado fora de casa não foi ruim para o Cruzeiro. Isso porque os celestes, detentores da melhor campanha da primeira fase, têm a vantagem de jogar por dois empates na semifinal. Assim, nova igualdade no confronto de volta classifica a Raposa à final.
Próximo jogo pelo Mineiro
Cruzeiro e Tombense se enfrentam no próximo fim de semana, no Mineirão, em Belo Horizonte, na volta da semifinal do Estadual. A partida será no sábado, 16 de março, às 16h30. A Globo, o SporTV e o Premiere transmitem o jogo.
Cruzeiro manda no 1º tempo, mas perde Zé Ivaldo
O Cruzeiro ditou o ritmo do primeiro tempo e teve quatro chances de abrir o marcador antes dos 10 minutos, com João Marcelo, Arthur Gomes, Zé Ivaldo e Rafael Elias. Contudo, parou na defesa bem postada do Tombense.
A estratégia dos mandantes ficou bem clara desde o início: preocupar em se defender antes de sair para o ataque. O Cruzeiro, por sua vez, tentou ser incisivo pelo lado esquerdo, principalmente em jogadas de velocidade de Arthur Gomes.
A equipe estrelada reclamou muito de possível pênalti em Papagaio. No entanto, Paulo César Zanovelli nada marcou e mandou seguir o lance. O árbitro teve outra decisão que contrariou os cruzeirenses na partida.
Aos 33 minutos, ele foi chamado à cabine do VAR para analisar possível expulsão de Zé Ivaldo. O zagueiro, que já havia recebido um cartão amarelo, foi punido diretamente com o vermelho depois da análise do árbitro. O defensor foi imprudente e acertou a perna de Rafinha.
Com mais espaço para explorar, o Tombense passou a levar perigo para o Cruzeiro. Aos 39’, João Marcelo quase mandou contra o próprio patrimônio em saída de soco na bola de Rafael Cabral. Depois, o goleiro ainda evitou um chute de Felipinho.
Marlon é expulso, e Cruzeiro segura resultado
As equipes voltaram do intervalo com a mesma postura com que terminaram o primeiro tempo. O Cruzeiro ainda tentava se encaixar com menos um jogador em campo, enquanto o Tombense explorava os espaços vazios.
E foi o Gavião-carcará quem teve a grande oportunidade de marcar. Aos 22 minutos, Rafael Cabral se esticou todo para fazer uma bela defesa em chute de Rafinha. O goleiro estava adiantado e precisou dar um salto para trás.
A tentativa de resposta do Cruzeiro veio com Lucas Romero. O volante aproveitou bobeada do Tombense e tentou surpreender o goleiro Felipe Garcia em chute do meio-campo. Contudo, a bola passou longe. Ele percebeu que não conseguiria partir em velocidade até a meta adversária e por isso arriscou.
Quando parecia melhorar na partida, o Cruzeiro perdeu Marlon por expulsão aos 39 minutos. O lateral-esquerdo tomou um amarelo por retardar a saída de campo e, na sequência, levou o vermelho por reclamação.
TOMBENSE 0 X 0 CRUZEIRO
Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Zé Vitor e Emerson; Mikael (Pierre, no intervalo), Vitinho (Denner, aos 9 min do 2ºT), Kaio Mendes e Rafinha; Igor Bahia e Felipinho (Jefferson Renan, aos 9 min do 2ºT). Técnico: Raul Cabral
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Filipe Machado, aos 43 min do 2ºT), Matheus Pereira (Lucas Villalba, aos 39 min do 2ºT) e Mateus Vital (José Cifuentes, aos 18 min do 2ºT); Arthur Gomes (Neris, aos 22 min do 2ºT) e Rafael Elias (Juan Dinenno, aos 22 min do 2ºT). Técnico: Nicolás Larcamón
Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 10 de março de 2024 (domingo)
Árbitro: Paulo César Zanovelli
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Pablo Almeida Costa
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos: Denner (Tombense); Zé Ivaldo e Marlon (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Zé Ivaldo, aos 34 min do 1ºT, e Marlon, aos 39 min do 2ºT (Cruzeiro)
Público: 21.261
Renda: R$ 1.626.200,00