O Cruzeiro estuda a possibilidade de reintegrar o atacante João Pedro, afastado das atividades por caso de indisciplina, ao time profissional nas próximas semanas. A revelação foi feita pelo diretor de futebol Pedro Martins em entrevista coletiva nessa quarta-feira (20/3), na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.
De acordo com o dirigente, o caso de João Pedro está sendo avaliado internamente pela diretoria celeste. Assim como o atacante Fernando, o jovem de 21 anos foi punido após participar de uma festa particular regada a bebidas alcoólicas logo após a vexatória eliminação da Raposa para o Sousa-PB, na primeira fase da Copa do Brasil.
“O caso do João (Pedro) estamos avaliando, porque jogador para se desenvolver precisa estar jogando e é assim que vamos formar os atletas dentro do clube. Uma coisa inegociável no clube é a equipe. Ninguém se coloca acima do Cruzeiro e isso a gente não vai abrir mão”.
– Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro.
Promovido ao profissional pelo técnico Nicolás Larcamón após o vice-campeonato da Copinha deste ano, João Pedro treina em separado dos demais companheiros. Ele foi advertido pelo clube mineiro em 24 de fevereiro.
Por sua vez, Fernando teve punição mais pesada. Reincidente em casos de indisciplina, o atacante de 18 anos foi ‘rebaixado’ à equipe sub-20. Na semana passada, o Cruzeiro optou por emprestá-lo à Ferroviária até o fim da temporada.
João Pedro tem contrato com o Cruzeiro até dezembro deste ano.
Cuidados com os jovens da base do Cruzeiro
Pedro Martins ainda afirmou que é preciso ter calma em relação aos garotos recém-promovidos da base. O diretor entende que empréstimos para outros clubes é uma boa opção em meio a forte concorrência no time principal do Cruzeiro.
“Todos os jogadores que sobem da base, e aí não só falando do João (Pedro), mas do Fernando, do Ian (Luccas), do Japa e do Kaiki, a gente procura entender qual o processo de adaptação desses meninos à equipe profissional. Jogar no Cruzeiro exige uma responsabilidade grande não só pelo que se faz dentro, mas fora de campo”, disse.
“Quando o jogador tem potencial, a gente entende que precisamos fazer esforços e se dedicar para que eles sejam bem formados. E ser bem formado significa voltar ao sub-20, emprestá-lo para que amadureça e depois retorne. A gente emprestou alguns jogadores que acreditamos ter potencial futuro”, completou.
Dos seis ‘crias da Toca’ que subiram ao profissional em 2024, o Cruzeiro emprestou três. Foram eles: o zagueiro Ruan Santos (Vila Nova-GO), o volante Henrique Rodrigues (Figueirense) e Fernando (Ferroviária). Os únicos remanescentes no time celeste são o zagueiro Pedrão, o meia Japa e João Pedro.