Rafa Silva ficou ausente das partidas do Cruzeiro de 3 de fevereiro até 4 de abril. O período de mais de dois meses sem atuar foi explicado pelo próprio atacante, nessa quinta-feira (4/4), após o empate por 0 a 0 com a Universidad Católica, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, pela Copa Sul-Americana.
Essa foi a primeira vez que Rafa entrou em campo desde a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético, na Arena MRV, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O camisa 8 ‘sumiu’ das listas de relacionados do Cruzeiro após o clássico porque estava fazendo processo de recondicionamento físico.
Rafa Silva, atacante do Cruzeiro
“Estou feliz com a minha volta e por estar tendo a oportunidade de participar novamente. Claro que um jogador quer sempre estar atuando, mas esse tempo (em tratamento) foi preciso para estar forte, me recuperar bem, e não ter problema depois”
“É um trabalho duro, sofrido, que ninguém vê, mas faz a diferença na hora de jogar”, disse o jogador, que participou de quatro dos 13 jogos do Cruzeiro em 2024. Em todos, o centroavante começou no banco de reservas, sendo acionado no segundo tempo.
Leia: Cruzeiro vai superar recorde do Atlético no Mineiro 2024
Primeira passagem de Rafa Silva pelo Cruzeiro
Em sua primeira passagem pelo Cruzeiro, Rafa Silva jogou 18 partidas (seis como titular), marcou seis gols e participou da conquista da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022.
Os problemas físicos foram uma constante nesse curto período em que ele defendeu a Raposa. A maior lesão sofrida por Rafa foi a ruptura total de um tendão do joelho direito. Ele também precisou passar por recondicionamento físico por ter ficado dois anos sem atuar devido à pandemia de covid-19.