O técnico Nicolás Larcamón usou o Instagram para publicar mensagem de despedida do Cruzeiro. Ele foi demitido nesta segunda-feira (8/4), um dia depois da derrota por 3 a 1 para o Atlético, no Mineirão, pelo jogo de volta da final do Campeonato Mineiro.
“O melhor sempre está acontecendo!! Muito obrigado, Cruzeiro!!”.
Nicolás Larcamón, ex-técnico do Cruzeiro
Também deixaram a Toca os auxiliares técnicos Javier Berges e Damian Ayude, o analista de desempenho Miguel Ángel Leopardi e o preparador físico Juan Cruz Monaco.
Larcamón no Cruzeiro
Anunciado pelo clube celeste em 20 de dezembro de 2023, Larcamón, de 39 anos, obteve sete vitórias, quatro empates e três derrotas em 14 jogos. Apesar do aproveitamento de 59%, a equipe fracassou em momentos importantes no início da temporada.
- Leia também: Ex-técnico do Cruzeiro é demitido de clube do Catar
Na decisão do estadual contra o Atlético, Nicolás fez escolhas que foram bastante questionadas pelos torcedores. A principal foi a troca do meio-campista Mateus Vital pelo zagueiro João Marcelo quando o time vencia por 1 a 0.
Com a mudança no esquema tático, o Cruzeiro ficou demasiadamente recuado e viu o Atlético crescer no clássico. Saravia, de cabeça, Hulk, cobrando pênalto, e Gustavo Scarpa, em contra-ataque, marcaram os gols alvinegros no Mineirão.
Além da perda do título Mineiro diante de mais de 61 mil torcedores, o Cruzeiro caiu na primeira fase da Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Sousa-PB, clube da Série D, por 2 a 0.
Quem será o novo técnico do Cruzeiro?
Uma das opções para substituir Larcamón no Cruzeiro é o também argentino Luis Zubeldía, campeão da Copa Sul-Americana de 2023 com a LDU, do Equador. Outra alternativa é Fernando Seabra, vice da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 com a Raposa e atualmente no time ”B” do Red Bull Bragantino.
Enquanto não fecha com o substituto de Nico Larcamón, o Cruzeiro terá o auxiliar fixo Álvaro Martins, de 32 anos, à frente do elenco principal. A equipe azul se prepara para enfrentar o Alianza, da Colômbia, na segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O jogo será na quinta-feira, 11 de abril, às 21h, no Mineirão.
No Brasileirão, o Cruzeiro pegará o Botafogo na primeira rodada, em 14 de maio (domingo), às 17h, no Mineirão.