O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (9/4) a contratação do técnico Fernando Seabra, que estava no comando do Red Bull Bragantino II. Ele chega ao clube para substituir o argentino Nicolás Larcamón, demitido na segunda (8/4) após a perda do Campeonato Mineiro.
O Cruzeiro será a primeira experiência de Seabra em um time de ponta do futebol brasileiro como treinador efetivo. Ele tem trajetória profissional nas categorias de base e já foi técnico interino da Raposa em alguns jogos na reta final do Brasileirão no ano passado.
A principal missão de Fernando Seabra é fazer com que o Cruzeiro não sofra grandes riscos na Série A do Campeonato Brasileiro, que começa neste fim de semana. Com parcos investimentos, o clube celeste não tem grandes pretensões na temporada.
Além disso, Seabra terá a chance de dirigir o Cruzeiro na Copa Sul-Americana. Com tradição internacional, o time celeste retornou a uma competição da Conmebol depois de quase cinco anos. Em 2019, a Raposa disputou a Copa Libertadores e perdeu para o River Plate nas oitavas de final.
Seabra no Bragantino II
Fernando Seabra comandou o Red Bull Bragantino II na Série A3 do Campeonato Paulista deste ano. O treinador de 46 anos levou o clube até as quartas de final, sendo eliminado pelo Grêmio Prudente.
De acordo com o site OGol, Seabra dirigiu o Bragantino II em 15 jogos da Série A3 do Paulista: oito vitórias, dois empates e cinco derrotas. Ao todo, o time de Bragança Paulista marcou 26 gols e sofreu 20.
A estreia de Seabra no Bragantino II ocorreu na derrota para o Bandeirante-SP, por 1 a 0, no dia 31 de janeiro, no estádio Pedrão, em Birigui-SP, pela terceira rodada da competição.
Na primeira fase da Série A3 do Paulista, o Massa Bruta terminou na quinta posição, com 27 pontos. O líder foi o Votuporanguense, com 32.
Nas quartas de final, o time paulista venceu o Grêmio Prudente, por 1 a 0, no jogo de ida, no Nabi Abi Chedid, mas perdeu a volta por 4 a 2, no Prudentão, e acabou eliminado.
Passagem de Fernando Seabra pelo Cruzeiro
O Cruzeiro virou Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no fim de 2021. Fernando Seabra foi contratado pelo clube em março do ano seguinte, já para a categoria sub-20. O treinador permaneceu no cargo até janeiro de 2024.
Na base, conquistou duas vezes o Campeonato Mineiro Sub-20 (2022 e 2023) e foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 (2023). Além disso, foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024.
No profissional, ao longo do último Campeonato Brasileiro, Seabra teve duas oportunidades de comandar o time principal do Cruzeiro. Primeiro, no empate por 0 a 0 com o Bragantino, em setembro, pela 22ª rodada. Isso ocorreu logo após a demissão de Pepa.
O sucessor do treinador português foi Zé Ricardo, que também não durou até o fim da competição.
Nas partidas finais, Seabra e o diretor Paulo Autuori se uniram para formar uma comissão técnica interina. A dupla conseguiu duas vitórias e quatro empates em seis rodadas, salvou o Cruzeiro do rebaixamento e ainda conquistou vaga na Copa Sul-Americana.
Nicolás Larcamón
Após o fim do Brasileirão, a Raposa contratou Nicolás Larcamón. O argentino ficou pouco mais de três meses no clube, com sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Apesar do aproveitamento de 59%, a equipe fracassou em momentos importantes.
Na decisão do estadual contra o Atlético, Nicolás fez escolhas que foram questionadas pelos torcedores. A principal foi a troca do meio-campista Mateus Vital pelo zagueiro João Marcelo quando o time vencia por 1 a 0.
Com a mudança no esquema tático, o Cruzeiro ficou recuado e viu o Atlético crescer no clássico. Saravia, de cabeça, Hulk, cobrando pênalto, e Gustavo Scarpa, em contra-ataque, marcaram os gols alvinegros no Mineirão.
Além da perda do título Mineiro diante de mais de 61 mil torcedores, o Cruzeiro caiu na primeira fase da Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Sousa-PB, clube da Série D, por 2 a 0.
Próximos jogos do Cruzeiro
O Cruzeiro se prepara para enfrentar o Alianza, da Colômbia, na segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O jogo será na quinta-feira, 11 de abril, às 21h, no Mineirão.
No Brasileirão, a Raposa pegará o Botafogo na primeira rodada, em 14 de maio (domingo), às 17h, no Mineirão.