CRUZEIRO

Cruzeiro: Seabra indica se dará sequência a jogadores contestados

Em sua primeira coletiva como técnico do Cruzeiro, Fernando Seabra explicou como pensa em gerir o elenco celeste no restante de 2024
Foto do autor
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Apresentado na noite desta terça-feira (9/4), Fernando Seabra indicou se dará sequência a jogadores que vem sendo contestados pela torcida no Cruzeiro. Embora já tenha relação com alguns atletas do elenco, o novo treinador pretende começar do zero o trabalho, priorizando a meritocracia.

“O que eu preciso fazer primeiro é colocar em prática o futebol que estamos construindo como instituição. Alimentar todos os jogadores com informações e vivências e dar oportunidades. A partir daí, avaliar”, iniciou.

“Entendo a angústia do torcedor, mas preciso ser justo nas oportunidades de acordo com o mérito dos treinamentos. E a partir disso, dar mais chances a alguém. Eu chego nesse momento, e o copo está vazio para todos. Preciso avaliar de acordo com o que eu vou passar de conteúdo e com base no que espero que aconteça”

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro

A angústia citada por Seabra tem relação com reclamações frequentes dos torcedores sobre a falta de utilização dos reforços. Nicolás Larcamón, demitido nessa segunda-feira (8/4), preferiu insistir com alguns atletas contestados do que dar oportunidade a outros.

‘Preferidos’ de Larcamón

Esse foi o caso do zagueiro Neris, titular em 10 jogos nesta temporada, enquanto Lucas Villalba só começou três.

Outro atleta bastante questionado que caiu nas graças do treinador argentino foi Mateus Vital, autor do gol do Cruzeiro na derrota por 3 a 1 para o Atlético na finalíssima do Campeonato Mineiro. O meia começou entre os titulares em cinco oportunidades.

Já o volante José Cifuentes e o atacante Álvaro Barreal só estiveram na formação inicial no empate por 0 a 0 com a Universidad Católica, no Estádio Olímpico Atahualpa, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Eles ganharam a chance porque Larcamón optou por mandar a campo um time misto, visando à final do Mineiro.

Seabra de volta ao Cruzeiro

O Cruzeiro será a primeira experiência de Seabra em um time de ponta do futebol brasileiro como treinador efetivo. Ele tem trajetória nas categorias de base e já foi técnico interino da Raposa em alguns jogos na reta final do Brasileirão no ano passado.

Fernando Seabra foi contratado pelo clube em março do ano seguinte, já para a categoria sub-20. O treinador permaneceu no cargo até janeiro de 2024, quando deixou o clube para assumir o time sub-23 do Bragantino.

Na base, conquistou duas vezes o Campeonato Mineiro Sub-20 (2022 e 2023) e foi campeão da Copa do Brasil Sub-20 (2023). Além disso, foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024.

No profissional, ao longo do último Campeonato Brasileiro, Seabra teve duas oportunidades de comandar o time principal do Cruzeiro. Primeiro, no empate por 0 a 0 com o Bragantino, em setembro, pela 22ª rodada. Isso ocorreu logo após a demissão de Pepa.

O sucessor do treinador português foi Zé Ricardo, que também não durou até o fim da competição.

Nas partidas finais, Seabra e o diretor Paulo Autuori se uniram para formar uma comissão técnica interina. A dupla conseguiu duas vitórias e quatro empates em seis rodadas, salvou o Cruzeiro do rebaixamento e ainda conquistou vaga na Copa Sul-Americana.

Próximos jogos do Cruzeiro

Sob o comando de Fernando Seabra, o Cruzeiro se prepara para enfrentar o Alianza, da Colômbia, na segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O jogo será na quinta-feira, 11 de abril, às 21h, no Mineirão.

No Brasileirão, a Raposa pegará o Botafogo na primeira rodada, em 14 de maio (domingo), às 17h, no Mineirão.

Compartilhe