Junto a Fernando Seabra, chega uma nova comissão técnica ao Cruzeiro. Nesta terça-feira (9/10), o diretor de futebol Pedro Martins indicou que está buscando nomes para reforçar o setor, que ficou desfalcado após a saída do último treinador.
Seabra foi escolhido para substituir o técnico Nicolás Larcamón, despedido por causa da derrota por 3 a 1 para o Atlético, no domingo, na partida de volta da final do Campeonato Mineiro. O resultado negativo fez o Cruzeiro perder o título diante de mais de 61 mil torcedores no Mineirão.
Pedro Martins, diretor do Cruzeiro
“Estamos avaliando a possibilidade de mais um auxiliar técnico, porque com a saída de toda a estrutura, será importante termos mais uma figura. Estamos trocando ideias e conversando com algumas pessoas. Já contamos com o Álvaro (Martins), a ideia é ter mais um. Vamos potencializar todos que estão aqui dentro. Análise de desempenho, saúde e performance. Certeza que o Seabra irá liderar como ninguém toda a máquina”
Leia: Fernando Seabra explica por que aceitou convite para voltar ao Cruzeiro
Seabra fala da importância da comissão técnica fixa
Além dos profissionais que compõem a equipe pessoal do treinador, há em todos os clubes uma comissão técnica fixa. Hoje, o principal auxiliar permanente do Cruzeiro é Álvaro Martins, que já trabalhou com Seabra durante sua passagem no time Sub-20. Foi ele quem comandou último o treino da Raposa antes do retorno de Fernando.
“(Dar opiniões e informar) faz parte do trabalho da comissão técnica da casa quando o treinador chega. É importante que as pessoas entendam que não tomamos decisões aleatórias e sozinhos. São muitas pessoas trabalhando com critério naquilo que produzem. Os analistas me passaram muitas coisas, o Álvaro também. O Pedro (Martins) me passou algumas coisas, o Paulo (André) também. Já conhecia grande parte do elenco, pois tinha trabalhado junto. A outra parte tenho a noção das características, pois eventualmente acompanhava os jogos. Mas recebi informações da comissão técnica”, afirmou Seabra.
“O Paulo Autuori é um grande exemplo para a gente. Ele tem carreira, nome e dez vezes mais de conhecimento de futebol. O vejo como um mentor, ele é muito atuante no sentido de ser um balizador, de questionar. Em relação à operação de campo, eu tinha autonomia, mas ele me provocava o tempo todo, queria ser convencido, então ele ajudou a me formar. Vou usá-lo o máximo que puder. Quanto ao meu trabalho, tenho que tomar decisões, mas preciso extrair o melhor de todos que estão em volta. O Paulo Autuori é estratégico nesse sentido. É uma forma de trabalhar. Existe a prerrogativa da tomada de decisão de quem está na função”, complementou.
Primeira passagem de Seabra rendeu frutos ao Cruzeiro
Seabra treinou a equipe Sub-20 do Cruzeiro de março de 2022 a janeiro de 2024. Nesse período, venceu dois Campeonatos Mineiros, uma Copa do Brasil da categoria, além de ser vice-campeão da última Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Em 2023, Fernando também teve a oportunidade de treinar o elenco profissional de forma interina, com duas vitórias e cinco empates em sete jogos. Ao lado do diretor técnico Paulo Autuori, formou a comissão que salvou o Cruzeiro do rebaixamento à Série B e conseguiu uma vaga na atual edição da Copa Sul-Americana.
Depois da campanha como finalista da Copinha, Seabra aceitou convite para treinar o elenco Sub-23 do Red Bull Bragantino. Na época, o técnico alegou que era uma oportunidade para ficar mais perto da família, que vive em São Paulo.