De saída do Cruzeiro para assumir o departamento de futebol do Vasco, Pedro Martins teve o trabalho bem contestado por parte da torcida na passagem pela Toca da Raposa 2. Em dois anos e três meses à frente da pasta confiada por Ronaldo Fenômeno, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste, o executivo fez 65 contratações.
O ciclo de Pedro Martins à frente do clube começou logo após a assinatura do termo de intenção de compra da SAF por Ronaldo, no fim de dezembro de 2021. Ele foi anunciado em 3 de janeiro de 2022 e teve como grande desafio montar elencos competitivos com orçamentos enxutos. Contudo, falhou em vários momentos.
Dos atletas contratados por Martins, o zagueiro Zé Ivaldo e o atacante Rafa Silva são considerados duas vezes na contagem. Afinal, os jogadores estão na segunda passagem pelo Cruzeiro no período sob a responsabilidade do diretor.
A primeira estada de Zé Ivaldo na Toca terminou ao fim do empréstimo do Furacão, em dezembro de 2022. Já Rafa Silva ficou sem contrato no fim daquele ano e saiu para o futebol coreano. Eles retornaram ao Cruzeiro no início de 2024.
Das 65 contratações, 42 não estão mais na Toca 2, em Belo Horizonte – sete desses foram emprestados. Os outros 23 ainda têm vínculo com o clube estrelado. Veja a lista completa ao final desta reportagem.
Contratações antes da chegada da SAF
Antes mesmo de Ronaldo assumir o controle da SAF, o Cruzeiro já havia acertado com nove jogadores para a temporada de 2022: o goleiro Jaílson; os zagueiros Maicon e Sidnei; o lateral-direito Pará; os meio-campistas João Paulo, Pedro Castro, Filipe Machado e Fernando Neto; além do atacante Edu.
As negociações foram conduzidas pelo então diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, com aval do técnico Vanderlei Luxemburgo. Porém, apenas João Paulo, Pedro Castro, Machado e Edu permaneceram depois das intervenções emergenciais de Ronaldo. Sendo assim, nenhum deles entra na contagem de jogadores contratados por Pedro Martins.
Desses, apenas Machado ainda defende o manto celeste.
Contratação de Marcelo Moreno foi simbólica
Apesar de estar incluído na lista de reforços da ‘era Pedro Martins’, a contratação de Marcelo Moreno foi simbólica. O atacante boliviano retornou ao clube neste ano para fazer sua despedida do futebol. Ele se aposentou sem atuar em um jogo oficial.
Para ser considerado um reforço da Raposa, Moreno teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Contratações feitas por Pedro Martins no Cruzeiro
Goleiros:
- Gabriel Brazão *
- Gabriel Mesquita *
- Rafael Cabral **
- Anderson
- Léo Aragão
- Gabriel Grando
Zagueiros:
- Wagner Leonardo *
- Zé Ivaldo (2022) *
- Luís Felipe *
- Reynaldo *
- Luciano Castán *
- Lucas Oliveira **
- Neris
- João Marcelo
- Zé Ivaldo (2024)
- Lucas Villalba
Laterais:
- Gabriel Dias *
- Matheus Bidu *
- Marquinhos Cipriano *
- Igor Formiga *
- Wesley Gasolina
- William
- Marlon
- Helibelton Palacios
Volantes:
- Pablo Siles *
- Willian Oliveira *
- Neto Moura **
- Wallisson *
- Richard Coelho *
- Matheus Jussa *
- Ramiro
- Fernando Henrique **
- Lucas Silva
- Lucas Romero
- José Cifuentes
Meio-campistas:
- Leonardo Pais *
- Fernando Canesin *
- Chay *
- Nikão *
- Mateus Vital
- Ian Luccas **
- Matheus Pereira
Atacantes:
- Rodolfo *
- Jajá *
- Rafa Silva (2022) *
- Juan Christian*
- Waguininho *
- Luvannor *
- Lincoln *
- Matheus Davó **
- Henrique Dourado *
- Bruno Rodrigues *
- Rafael Bilu
- Wesley *
- Gilberto *
- Rafael Elias
- Arthur Gomes
- Paulo Vitor **
- João Pedro
- Fernando **
- Rafa Silva (2024)
- Juan Dinenno
- Gabriel Veron
- Álvaro Barreal
- Marcelo Moreno ***
(*) Jogadores que já deixaram o Cruzeiro
(**) Jogadores emprestados pelo Cruzeiro
(***) Marcelo Moreno se aposentou no Cruzeiro