O Cruzeiro segue atento ao mercado para fazer investimentos na janela que será aberta em julho para reforçar o elenco na disputa do Campeonato Brasileiro e da Sul-Americana. E outro nome que entrou no radar celeste é o do zagueiro Yerry Mina, do Cagliari, da Itália.
A reportagem de No Ataque apurou que a Raposa consultou a situação do jogador de 29 anos, que está em reta final de contrato com o time italiano. Ele tem vínculo com o Cagliari somente até o fim de junho.
A sondagem feita pelo Cruzeiro ao staff do zagueiro partiu de Alexandre Mattos, novo CEO do departamento de futebol da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O dirigente conhece de perto o trabalho de Mina, com quem trabalhou no Palmeiras entre 2016 e 2017, e estaria disposto a apostar novamente no atleta.
Mattos foi o responsável por contratar Mina para o Palmeiras. O defensor era o grande destaque do Independiente Santa Fe, da Colômbia, na disputa da Copa Libertadores de 2016. Na ocasião, ele tinha assinado vínculo de cinco temporadas com o Verdão.
A informação sobre o interesse do Cruzeiro em Yerry Mina foi antecipada pelo jornalista Samuel Venâncio e confirmada pelo No Ataque nesta segunda-feira (13/5).
Embora tenha consultado a situação do jogador, as conversas ainda não partiram para a fase de proposta. A diretoria de futebol do Cruzeiro tem buscado muitas informações sobre atletas no mercado antes da abertura da janela, que só ocorrerá a partir de 10 de julho.
Mina esteve no radar de outros clubes brasileiros em 2024
O Cruzeiro não é o primeiro clube brasileiro a tentar buscar Mina desde sua ida ao futebol europeu. No início deste ano, o Grêmio monitorou de perto a situação do zagueiro, mas acabou não fazendo proposta para tirá-lo do Cagliari. A contratação era um pedido do técnico Renato Gaúcho.
O staff de Yerry também chegou a oferecer o defensor ao Internacional, mas também não houve avanço nas conversas.
Carreira do zagueiro
Yerry Mina foi revelado pelo Deportivo Pasto, da Colômbia, antes de se destacar pelo Independiente Santa Fe. Em 2016, foi contratado pelo Palmeiras, clube pelo qual fez história ao conquistar o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Ao todo, Mina disputou 49 jogos com a camisa alviverde. Ele ganhou ‘fama’ por ser um zagueiro artilheiro: marcou nove gols e deu uma assistência.
Dois anos depois, foi comprado pelo Barcelona, passando também por Everton, da Inglaterra, além de Fiorentina e Cagliari.