Atento ao mercado de transferências para novas contratações, o Cruzeiro também foca em resolver algumas situações internas específicas. Uma das que estão bem adiantadas é em relação à permanência de João Marcelo na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.
A reportagem de No Ataque apurou, nesta segunda-feira (20/5), que o clube mineiro apresentou uma proposta ao Porto, de Portugal, para ficar em definitivo com o atleta de 23 anos. O defensor está emprestado ao Cruzeiro até 30 de junho.
João Marcelo tem os direitos econômicos fixados em 1,5 milhão de euros (R$ 8,3 milhões, na cotação atual) caso o Cruzeiro opte por exercer a opção de compra. Contudo, conforme soube No Ataque, a diretoria celeste tenta ‘pechinchar’ o valor.
A ideia é conseguir um desconto para fazer o investimento, mesmo que parcelado, no zagueiro. O montante ofertado pelo Cruzeiro não foi informado pela fonte ouvida pela reportagem.
Não é segredo para ninguém que o Cruzeiro já planejava adquirir o zagueiro em definitivo. Com a troca de gerência da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste, que passou das mãos de Ronaldo Nazário para Pedro Lourenço, o tema voltou a ganhar força internamente, com certa urgência na resolução.
CEO do departamento de futebol do clube, Alexandre Mattos cuida das tratativas de perto.
Cruzeiro busca outro zagueiro no mercado
Mesmo com a intenção de comprar João Marcelo, que vive boa fase no Cruzeiro, o clube busca outro zagueiro no mercado. Na semana passada, Mattos buscou informações sobre a situação de Yerry Mina, que pertence ao Cagliari, da Itália.
O jogador de 29 anos está em reta final de contrato com o time italiano – vínculo somente até o fim de junho. Embora tenha consultado a situação do atleta, as conversas ainda não partiram para a fase de proposta.
João Marcelo vive boa fase no clube
A boa fase de João Marcelo teve início no ano passado. O defensor viveu ótimos momentos na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro sob o comando de Paulo Autuori e Fernando Seabra. Ele foi colocado à prova em um momento que o time brigava para se manter na elite nacional.
O defensor entrou em campo cinco vezes em 2023, sendo quatro delas acionado no segundo tempo. Ele só ganhou a condição de titular no último duelo do Cruzeiro no ano, no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, no Mineirão, em BH, pela 38ª rodada.
Neste ano, o defensor ganhou a confiança do ex-técnico Nicolás Larcamón e se tornou titular absoluto na reta final do Campeonato Mineiro. O mesmo se repetiu sob o comando de Seabra.
João Marcelo tem 19 partidas pelo Cruzeiro nesta temporada e duas assistências. Suas contribuições ofensivas foram decisivas no empate por 2 a 2 com o Atlético, no jogo de ida da final do Mineiro, e na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, pela 6ª rodada do Brasileirão.