Futebol Internacional

Moreno diz que teria disputado uma Copa se tivesse optado pela Seleção Brasileira

Ídolo do Cruzeiro, Marcelo Moreno ressaltou as dificuldades de chegar a uma Copa do Mundo pela Seleção Boliviana
Foto do autor
Compartilhe

Recém-aposentado dos gramados, o ex-atacante Marcelo Moreno afirmou que teria disputado uma Copa do Mundo se tivesse escolhido defender o Brasil e não a Bolívia.

“Eu teria jogado uma Copa do Mundo [se tivesse optado pela Seleção Brasileira]. O Brasil tem um elenco muito competitivo. A maioria dos jogadores atua na Europa. Na Bolívia, é totalmente diferente. Joguei cinco Eliminatórias, para ver o quão difícil é chegar ao Mundial jogando pela Bolívia”, declarou o ídolo do Cruzeiro, em entrevista à ESPN Brasil.

Marcelo Moreno nasceu em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, mas tem nacionalidade brasileira. O ex-jogador de 36 anos é filho de pai brasileiro e mãe boliviana.

Conhecido como Marcelo Martins na Bolívia, o ex-centroavante garantiu que não se arrependeu da escolha.

“Tomei a decisão certa de ter jogado pela Bolívia. Hoje, eu sei o profissional e o exemplo que sou no meu país para muitos jogadores. Não me arrependo de ter escolhido a Bolívia. Tudo que eu conquistei lá me fez ter essa história que tenho no futebol”, destacou.

Com 31 gols em 108 jogos, Moreno é o maior artilheiro da história da Seleção Boliviana, que participou da Copa do Mundo somente três vezes – 1930, 1950 e 1994. Já o Brasil, pentacampeão mundial, é o único país que disputou todas as edições do maior torneio do futebol.

Pela Seleção Boliviana, Moreno foi artilheiro das Eliminatórias para a Copa de 2022 – marcou dez gols, dois a mais que Neymar e Luis Suárez.

Carreira de Marcelo Moreno

Marcelo Moreno iniciou a carreira na base do Oriente Petrolero, da Bolívia. Depois, passou pelo Vitória e chamou a atenção do Cruzeiro, que o contratou em 2007.

Durante a carreira, Moreno passou por Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Werder Bremen (Alemanha) e Wigan Athletic (Inglaterra), além dos chineses Changchun Yatai, Wuhan Zall e Shijiazhuang Ever Bright. No futebol brasileiro, também defendeu Grêmio e Flamengo.

Em quase 20 anos como jogador profissional, Moreno disputou mais de 611 partidas e marcou 214 gols.

Moreno no Cruzeiro

O clube de maior identificação de Moreno foi o Cruzeiro. Em três passagens pela Toca da Raposa, o boliviano disputou 147 jogos e marcou 54 gols, estabelecendo-se como o maior artilheiro estrangeiro do clube celeste.

Foram três títulos com a camisa celeste: Mineiro de 2008 e 2014 e Brasileiro de 2014. Em 2008, Moreno foi artilheiro da Copa Libertadores de 2008, com oito gols.

Compartilhe