CEO do departamento de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos participou de palestra na noite dessa sexta-feira (24/5), em Belo Horizonte, com tema “Um raio-X do futebol brasileiro”. Ao comentar os processos acompanhados por um diretor até a conclusão de uma contratação, o executivo da Raposa brincou que quase foi mandado embora por Pedro Lourenço logo no primeiro dia da nova gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste.
A reportagem de No Ataque esteve na universidade Fumec, no bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul da capital mineira, para acompanhar a palestra. O evento também contou com a presença de Paulo Bracks, ex-diretor do América; Lucas Gonçalves, treinador adjunto do Atlético; Hudson, ex-volante do Cruzeiro; e Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo.
“Tem que ter uma referência técnica. A partir daí, vem a escolha do mercado a partir do departamento de análise. Aí vem a demanda técnica e a busca no mercado. A partir dali, vem o trabalho do executivo, o negócio, os valores, fazer o negócio acontecer”, iniciou Mattos.
“Só que quando você passa para o lado comercial, precisa pegar autorizações financeiras. Aí vêm o contrato, as cláusulas, o departamento jurídico. Vem o departamento médico. Quando o jogador está lá, vem o registro e a autorização máxima do presidente”, completou.
“Aí vem a comunicação e o marketing. Vamos apresentar no Mineirão? O Júlio Baptista foi em um carro forte. O Dedé em um supermercado. Outro dia falei para o Pedrinho: ‘O Dedé foi apresentado no supermercado’. Ele respondeu: ‘Não foi no meu não’. Quase fui mandado embora antes de começar (risos)”.
– Alexandre Mattos, CEO de futebol do Cruzeiro.
Apresentação inusitada de Dedé
Em 19 de abril de 2013, o Cruzeiro inovou ao apresentar oficialmente Dedé aos torcedores. À época, ainda sob o comando do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares, o clube organizou uma ação de marketing em um supermercado de Belo Horizonte.
O zagueiro surpreendeu ao aparecer fazendo compras em uma unidade do Super Nosso. Dedé vestia uma camisa em alusão ao programa de sócios-torcedores.
Depois disso, Dedé viveu grandes momentos e muitas tristezas com a camisa da Raposa. O defensor conquistou sete títulos pelo clube. Foi um dos líderes de uma geração vitoriosa, mas também ficou manchado por ter participado do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2019.
Em oito anos no clube, Dedé esteve em campo em 188 oportunidades e marcou 15 gols. Sua sequência foi prejudicada por lesões nos dois joelhos, a ponto de atuar em apenas 12 ocasiões de 2015 a 2017.
Alexandre Mattos no Cruzeiro
Mattos assumiu o departamento de futebol do Cruzeiro em 29 de abril deste ano, logo após a troca de gestão da SAF. Homem de confiança de Pedrinho, o diretor se tornou uma espécie de CEO da pasta.
Alexandre conta com o auxílio de Pedro Junio, filho de Lourenço, e Paulo Pelaipe à frente do futebol. Juntos, são responsáveis por mapear o mercado e fazer novos investimentos.
A primeira grande ação da cúpula celeste foi a contratação do goleiro Cássio. O ídolo do Corinthians foi anunciado na última terça-feira (21/5), na Toca da Raposa 2, mas só poderá estrear a partir de 10 de julho – data da abertura da janela.