Não é segredo para ninguém que Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, deseja aproximar cada vez mais o clube da torcida. Segundo Alexandre Mattos, CEO do departamento de futebol celeste, esse processo terá certa colaboração da mídia esportiva.
Durante participação em evento acadêmico em Belo Horizonte, na noite dessa sexta-feira (24/5), Mattos pontuou que os clubes brasileiros se fecharam bastante nos últimos anos e acabaram cortando alguns laços com os torcedores. Entretanto, o dirigente prometeu maior clareza na comunicação da Raposa com a imprensa e a torcida.
“Como comunicam mal os clubes brasileiros, tanto internamente, quanto externamente. Eu concordo com isso. Criou-se um bloqueio muito forte com a imprensa de uns anos para cá. Acho que tudo que é exagerado é ruim, tem que ter um equilíbrio maior”, disse durante palestra com tema “Um raio-X do futebol brasileiro”.
“Hoje no Cruzeiro, o Pedro Lourenço me alertou para isso e ele tem razão. Ele falou: ‘Alexandre, lembra de 10 anos atrás quando você estava aqui no Cruzeiro, tinha imprensa aqui todo dia’. Eu até acho que não precisa ser todo dia, mas concordei com ele de que vamos abrir um pouco. Falei com ele que tinha razão e o momento agora pede isso”.
– Alexandre Mattos, CEO de futebol do Cruzeiro.
Ainda de acordo com Mattos, somente com esse contato mais frequente será possível encurtar essa distância criada entre as partes. Ele afirmou que a comunicação direta tem peso significativo para evitar grandes crises.
“A experiência nos leva a falar que, se tem esse contato e as dúvidas são resolvidas, a comunicação vai melhorar. Como por exemplo, o que está fazendo aí o Edu Dracena? Então, os clubes se comunicam muito mal. Quantas crises começaram por falta de comunicação? Quantas aumentaram com as famosas notas oficiais? Já vi alguns clubes serem espancados por isso”, concluiu.
Cruzeiro abre a Toca 2 para imprensa e torcida
Na última terça-feira (21/5), Lourenço abriu os portões da Toca para que torcida e imprensa pudessem acompanhar a chegada do goleiro Cássio, primeiro reforço da nova SAF. O arqueiro de 36 anos foi apresentado para cerca de 300 pessoas.
“O Cruzeiro não é meu, é da torcida, é nosso. Vai ser liberado para eles (torcedores) e para a imprensa sempre”.
– Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro.
Cássio recebeu das mãos de Pedrinho uma camisa do Cruzeiro. A vestimenta ainda não continha o número que será usado pelo ídolo corintiano.
Logo depois, Pedro BH recebeu uma homenagem da torcida, que cantou: “Olha que maneiro, Pedro Lourenço é o dono do Cruzeiro”.
O Cruzeiro também fez uma ação parecida nessa sexta-feira (24/5). Alguns sócios-torcedores acompanharam de perto o treino da manhã no CT celeste. Eles assistiram à segunda atividade de Cássio sob orientações de Robertinho, preparador de goleiros. Além disso, foram contemplados com a visita de Dirceu Lopes, ídolo do clube.
Palestra com a presença de Alexandre Mattos
A reportagem de No Ataque esteve na universidade Fumec, no bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul da capital mineira, para acompanhar a palestra. O evento também contou com a presença de Paulo Bracks, ex-diretor do América; Lucas Gonçalves, treinador adjunto do Atlético; Hudson, ex-volante do Cruzeiro; e Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo.