O Cruzeiro tem Yerry Mina como o próximo alvo para reforçar o time na janela de transferências de julho. No Ataque apurou que a diretoria celeste tem uma reunião agendada para esta semana com o staff do zagueiro de 29 anos, que está em fim de contrato com o Cagliari, da Itália.
Alexandre Mattos, CEO do departamento de futebol do Cruzeiro, se encontrará com o empresário Simoni Rondanini entre quarta (5/6) e quinta-feira (6/6). É provável que o agente vá à Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, para o encontro formal.
A expectativa é de que Mattos mostre a Rondanini o projeto esportivo do Cruzeiro para a sequência da temporada e também dos próximos anos. O desejo de Pedro Lourenço, dono da SAF celeste, de montar uma equipe competitiva pode ser usado como atrativo.
O clube mineiro demonstrou interesse no atleta colombiano em 13 de maio, quando Mattos ligou para o representante. O dirigente conhece de perto o trabalho de Mina, com quem trabalhou no Palmeiras entre 2016 e 2017, e quer apostar novamente no jogador.
Relação de Mattos com Mina por ser trunfo do Cruzeiro
Mattos foi o responsável por contratar Mina para a equipe paulista. O defensor era o grande destaque do Independiente Santa Fe, da Colômbia, na disputa da Copa Libertadores de 2016. Na ocasião, ele tinha assinado vínculo de cinco temporadas com o Verdão.
A relação entre as partes é o grande trunfo para o Cruzeiro avançar no acerto com Mina.
De saída do Cagliari, com quem tem vínculo até o fim de junho, Mina ainda espera receber propostas do futebol europeu para definir seu futuro. O Cruzeiro, por sua vez, tenta convencer o jogador a retornar ao Brasil em julho.
Concorrência pelo zagueiro
De acordo com o jornalista Jorge Nicola, Simoni Rondanini também aproveitará a viagem ao Brasil para ouvir outras propostas pelo zagueiro. Os clubes interessados são Botafogo e Internacional.
No início deste ano, o Grêmio monitorou de perto a situação do zagueiro, mas acabou não fazendo proposta para tirá-lo do Cagliari. A contratação era um pedido do técnico Renato Gaúcho.
Carreira de Yerry Mina
Yerry Mina foi revelado pelo Deportivo Pasto, da Colômbia, antes de se destacar pelo Independiente Santa Fe. Em 2016, foi contratado pelo Palmeiras, clube pelo qual fez história ao conquistar o Campeonato Brasileiro daquele ano.
Ao todo, Mina disputou 49 jogos com a camisa alviverde. Ele ganhou ‘fama’ por ser um zagueiro artilheiro: marcou nove gols e deu uma assistência.
Dois anos depois, foi comprado pelo Barcelona, passando também por Everton, da Inglaterra, além de Fiorentina e Cagliari.