O Cruzeiro terá que se atentar para um fator importante antes de intensificar as negociações por Yerry Mina no mercado da bola. Um ponto de atenção para a diretoria celeste é em relação às frequentes lesões que atrapalharam o zagueiro de 29 anos ao longo da carreira.
De acordo com os registros do site Transfermarkt, especialista em estatísticas, Mina sofreu 18 contusões desde que iniciou a trajetória no futebol profissional, contando jogos por clubes e pela Seleção Colombiana. As lesões fizeram com que o defensor perdesse 117 jogos.
Desse montante de partidas, Mina desfalcou o Palmeiras em 25 oportunidades. Em dois anos de contrato, entre 2016 e 2017, o zagueiro ficou ausente por 132 dias devido a duas lesões musculares na coxa e uma fratura no metatarso.
Vendido pelo Barcelona ao Everton por quase R$ 140 milhões em agosto de 2018, Mina voltou a sofrer com as contusões na equipe inglesa. E foram muitas. A primeira delas (no pé direito) adiou a estreia do zagueiro pelo novo time.
Ele foi ausência para o técnico Marco Silva por 82 dias.
Mina sofreu com lesões no Everton
Ao longo das cinco temporadas pelo Everton, Mina só conseguiu defender a equipe em 99 partidas. Ele ficou de fora de 80 compromissos por não estar saudável.
Os problemas físicos recorrentes chatearam o clube inglês e em especial o próprio jogador por não conseguir ter uma continuidade de jogos na carreira. Por esse motivo, a mudança de ares na temporada 2023/2024 foi bem vista por ambas as partes.
Mina acertou com a Fiorentina, da Itália, após ficar livre no mercado. Contudo, voltou a sofrer com contusões e pouco foi aproveitado no elenco. Ele se desligou do clube após seis meses e foi anunciado pelo Cagliari.
No time italiano, com o qual tem contrato até 30 de junho deste ano, Mina conseguiu se firmar. Embora tenha sofrido alguns sustos musculares, o colombiano disputou 14 partidas e colaborou com dois gols.
Cruzeiro tem interesse no zagueiro
Embora o histórico de lesões do defensor seja extenso, o Cruzeiro quer muito contar com o jogador no elenco a partir da abertura da janela em 10 de julho. Alexandre Mattos, CEO do departamento de futebol da Raposa, tem uma reunião agendada com o staff do atleta nesta semana.
O diretor celeste se encontrará com o empresário Simoni Rondanini entre quarta (5/6) e quinta-feira (6/6). É provável que o agente vá à Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, para a reunião formal.
A expectativa é de que Mattos mostre a Rondanini o projeto esportivo do Cruzeiro para a sequência da temporada e também dos próximos anos. O desejo de Pedro Lourenço, dono da SAF celeste, de montar uma equipe competitiva pode ser usado como atrativo.
O clube mineiro demonstrou interesse no atleta colombiano em 13 de maio, quando Mattos ligou para o representante. O dirigente conhece de perto o trabalho de Mina, com quem trabalhou no Palmeiras entre 2016 e 2017, e quer apostar novamente no jogador.
Mattos foi o responsável por contratar Mina para a equipe paulista. O defensor era o grande destaque do Independiente Santa Fe, da Colômbia, na disputa da Copa Libertadores de 2016. Na ocasião, ele tinha assinado vínculo de cinco temporadas com o Verdão.
A relação entre as partes é o grande trunfo para o Cruzeiro avançar no acerto com Mina.
De saída do Cagliari, com quem tem vínculo até o fim de junho, Mina ainda espera receber propostas do futebol europeu para definir seu futuro. O Cruzeiro, por sua vez, tenta convencer o jogador a retornar ao Brasil em julho.