O Cruzeiro acertou mais um patrocínio para o futebol masculino na gestão de Pedro Lourenço à frente da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Trata-se da Unilever, que detém várias marcas de segmentos distintos. A uma multinacional britânica exibirá a Surf, empresa fabricante de sabão em pó, nas mangas da camisa.
A diretoria da Raposa também conseguiu ampliar o acordo com a Unilever para a modalidade feminina. A marca escolhida pela empresa foi a Rexona, especialista em desodorantes e antitranspirantes. Ela terá o patrocínio estampado na camisa no mesmo espaço do time masculino.
O acerto dos novos patrocínios foi revelado por Lourenço em entrevista à CNN Esportes, exibida nesse domingo (9/6), e confirmada pela reportagem nesta segunda-feira (10/6). No Ataque ainda traz uma informação exclusiva de bastidores.
Qual o valor da manga da camisa do Cruzeiro?
Em março deste ano, ainda sob administração de Ronaldo Fenômeno, o clube havia colocado o espaço da manga da camisa à venda. O Cruzeiro contava com ajuda de uma empresa mineira responsável por captar potenciais parceiros interessados em exibir sua marca no uniforme celeste.
Como apurado por No Ataque, a manga da camisa tinha valor de mercado de R$ 5 milhões anuais. A título de comparação, a quantia representa a metade do montante desembolsado pela rede social ‘Kwai’ para patrocinar o Flamengo no mesmo espaço, que foi de R$ 10 milhões.
Entretanto, naquela ocasião, o Cruzeiro não conseguiu intensificar negociações com empresas que se interessaram pela manga da camisa. No mês seguinte, houve a troca de comando da SAF e acabou atrasando ainda mais esse processo.
Patrocínios durante a ‘gestão Ronaldo’
Durante o período que esteve à frente do Cruzeiro, Ronaldo entendia que a camisa da Raposa devia ser a mais ‘limpa’ de patrocinadores possível. Eram apenas três marcas estampadas no uniforme quando o gestor deixou o clube: Betfair (máster), Lavitan (próximo à gola) e Supermercados BH (parte inferior das costas).
O Cruzeiro ainda tinha a Faculdade Multivix como parceira na parte de trás do calção de jogo.
Pedrinho já conseguiu outros parceiros
Logo nos primeiros dias de Pedrinho no clube-empresa, o Cruzeiro acertou com a Vilma Alimentos para exibir a marca na parte superior das costas, acima do nome e número dos jogadores. A empresa é parceira de longa data do empresário do ramo de supermercados.
Por sua vez, a Unilever foi a segunda empresa confirmada por Lourenço. O valor do contrato, no entanto, é mantido sob sigilo.
Segundo apuração de No Ataque, o montante superará o valor de mercado estipulado para a manga da camisa em março. Isso porque a Unilever comprou dois espaços, sendo um na masculina e outro na feminina.
A manga da camisa estava vaga. O espaço só foi preenchido duas vezes desde que Pedrinho assumiu, mas em ação de solidariedade. Nas vitórias por 1 a 0 sobre Unión La Calera e Universidad Católica, pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro estampou o patch de ‘SOS Rio Grande do Sul’, em alusão às enchentes que atingiram o povo gaúcho no mês passado.
A influência de Pedro Lourenço no mercado de varejo é um ponto favorável para a captação de novas marcas para o clube. O dono da SAF pretende buscar outras empresas do segmento para reforçar o caixa celeste.