CRUZEIRO

Como joga Lautaro Díaz, reforço do Cruzeiro? Veja análises de jornalistas equatorianos

No Ataque conversou com jornalistas que acompanharam o trabalho de Lautaro Díaz, novo atacante do Cruzeiro, no Equador
Foto do autor
Compartilhe

Jornalistas equatorianos analisaram, a pedido da reportagem de No Ataque, como joga Lautaro Díaz, atacante do Independiente del Valle que está acertado com o Cruzeiro. Os profissionais de imprensa foram unânimes ao destacar as valências do jogador de 26 anos, que consegue atuar em todas as posições da frente. 

Lautaro foi seduzido pelo projeto esportivo apresentado pelo Cruzeiro no início deste mês. Desde o momento em que o clube celeste entrou em contato com o Del Valle, o atleta deixou claro que tinha o desejo de se transferir para o futebol brasileiro. 

O Cruzeiro buscava no mercado um atacante polivalente, que conseguisse atuar tanto centralizado, quanto pelos lados do campo. A necessidade para se encontrar uma possível solução para o setor se intensificou após a confirmação da lesão de Juan Dinenno, que passou por cirurgia no púbis. 

A Raposa assinará contrato com Lautaro até junho de 2028. O Del Valle receberá cerca de 3 milhões de dólares (R$ 16 milhões, na cotação atual) pela transação, mas de forma parcelada. 

O Cruzeiro encontrou um ‘matador’?

O argentino chegou ao Del Valle em 2022. Desde então, marcou 16 gols e distribuiu quatro assistências em 59 jogos. Nesta temporada, porém, entrou em campo em apenas oito oportunidades e deixou sua marca três vezes.

Segundo o jornalista Sebastian Machado, do MachDeportes y DirecTV Ecuador, o desempenho de Lautaro esteve abaixo em 2024 devido a uma lesão. Contudo, ele fez questão de ressaltar que o jogador cumpre bem o papel no ataque. 

“O Lautaro não é um 9 de área, não é um 9 desses tradicionais. É um jogador que sai muito da área, se associa bem, arranca de fora do área e termina as jogadas dentro dela. Ele marca muitos gols, mas nesta temporada, obviamente, seus números não são muito bons porque estava lesionado”, analisou. 

Já Theo Posso, do DirecTV do Ecuador, reforçou que Díaz tem faro de gol apurado, principalmente em fases decisivas de competições importantes. Ele lembrou que o atacante foi responsável por anotar o primeiro tento da vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, na final da Copa Sul-Americana de 2022. 

“Foi vital para o Del Valle conseguir a Copa Sul-Americana de 2022. Foi o goleador da equipe e marcou gols em partidas decisivas. Ele sempre marca em partidas decisivas. É um jogador com muita técnica, boa reação, não é pesado, pelo contrário, é super rápido e ágil”, disse. 

Lautaro Díaz em jogo pelo Independiente del Valle, do Equador - (foto: RODRIGO BUENDIA/AFP)
Lautaro Díaz, do Independiente del Valle, foi contratado pelo Cruzeiro nessa terça-feira (11/6)(foto: RODRIGO BUENDIA/AFP)

Posicionamento e mobilidade

Para o jornalista Daniel Navas, do DSports Ecuador e Rádio Diblu, Díaz foi o atacante mais eficiente do time equatoriano nos últimos anos. Ele até citou Marcelo Moreno, ídolo do Cruzeiro, para efeito de comparação. 

“Ele se tornou um dos atacantes mais eficientes do Independiente del Valle nos últimos anos. O time contratou vários jogadores em sua posição (como Marcelo Moreno, entre outros) e ele sempre acabou sendo o principal artilheiro do time”, afirmou.

Navas completou a fala explicando como Lautaro se comporta em campo. Conforme analisado pelo jornalista, o novo atacante da Raposa tem bastante mobilidade.

“Ele não fica parado em nenhum momento. Ele passa o jogo inteiro em constante movimento. Começa pelas linhas (mais à direita que à esquerda) e acaba chegando à área com velocidade. É especialista em alcançar espaços na área e definir com muito boa técnica”, concluiu. 

Comportamento de Lautaro fora de campo

Sebástian Decker, da DSports, afirmou que Lautaro é um atleta muito comprometido com o trabalho. Ele não teve nenhum caso de indisciplina durante os três anos em que defendeu as cores do Del Valle. 

“Ele é bastante centrado, não tem caso de indisciplina e é reconhecido por seu profissionalismo”, testemunhou. 

Quando Lautaro Díaz chegará ao Cruzeiro?

Lautaro Díaz chegará a Belo Horizonte na próxima semana. A reportagem de No Ataque apurou que o atacante de 26 anos desembarcará na capital mineira na quarta-feira (19/6) para fazer exames médicos e assinar contrato.

Ele curte férias em Miami, nos Estados Unidos, e, por esse motivo, foi autorizado pelo Cruzeiro a se apresentar na semana que vem. O staff do atacante argentino prepara toda a questão de logística para cumprir o prazo estipulado.

Leia na íntegra as análises sobre Lautaro Díaz

Theo Posso (Directv Ecuador)

“Foi um excelente desempenho, sobretudo em torneios internacionais. É um atacante muito completo que pode jogar pelo centro do campo ou pelos lados. Ele se move por todo o setor de ataque, é um grande goleador, pode jogar como segundo atacante, na verdade, ele chegou ao Independiente Del Valle para ser segundo atacante, mas depois ganhou a vocação de camisa 9 e marcou muitos gols. 

Foi vital para o Del Valle conseguir a Copa Sul-Americana de 2022. Foi o goleador da equipe e marcou gols em partidas decisivas. Ele sempre marca em partidas decisivas. É um jogador com muita técnica, boa reação, não é pesado, pelo contrário, é super rápido e ágil”. 

Daniel Navas (DSports Ecuador e Rádio Diblu)

“Ele se tornou um dos atacantes mais eficientes do Independiente del Valle nos últimos anos. O time contratou vários jogadores em sua posição (como Marcelo Moreno, entre outros) e ele sempre acabou sendo o principal artilheiro do time. 

A sua chegada ao Del Valle deveu-se ao departamento de olheiros do clube, que o encontrou no clube Villa Dálmine e o detectou como um possível novo centroavante. Desde a sua chegada provou ser um atacante diferente dos demais. 

Ele não fica parado em nenhum momento. Ele passa o jogo inteiro em constante movimento. Começa pelas linhas (mais à direita que à esquerda) e acaba chegando à área com velocidade. 

É especialista em alcançar espaços na área e definir com muito boa técnica. Ele pode jogar com outro atacante que esteja posicionado no centro, mas se for a sua vez de ser o único goleador, poderá fazê-lo sem problemas”.

Sebastián Decker (DSports)

“É um jogador que eleva a qualidade histórica do Independiente del Valle, por tudo o que fez nesses anos e, sobretudo, pelo título da Sul-Americana de 2022. É um jogador que teve que jogar como centroavante muitas vezes, mas não é um 9 de área. 

É um jogador que se movia muito bem no último terço, que cai bem aos cantos e muito rápido na condução da bola em transição. Ele agrega muito nesse aspecto e, seguramente, por essa dinâmica, vai ser capaz de adaptar-se rápido ao futebol do Brasil. 

Ele é bastante centrado, não tem caso de indisciplina e é reconhecido por seu profissionalismo. Lautaro não precisa de uma referência na área para jogar, porque cumpre muito bem as outras funções, partindo do centro ou de fora para dentro”. 

Sebastian Machado (MachDeportes y DirecTV Ecuador)

“O Lautaro não é um 9 de área, não é um 9 desses tradicionais. É um jogador que sai muito da área, se associa bem, arranca de fora do área e termina as jogadas dentro dela. Ele marca muitos gols, mas nesta temporada, obviamente, seus números não são muito bons porque ele estava lesionado. 

A melhor lembrança de Lautaro está na Sul-Americana e no segundo semestre de 2022. Muito interessante o que está acontecendo. O que ele fez é muito recursivo, um jogador que se movimenta muito bem, que é dinâmico, que causa muitos problemas para as defesas. 

Sua maior virtude eu diria que é a dinâmica, a movimentação que ele tem, porque ele não é um jogador estático. Então, se você arma uma marcação pessoal para ele, não vai resultar, porque o jogador central vai se desfocar da sua zona”.

Compartilhe