A negociação entre Cruzeiro, Palmeiras e Dudu teve vários desdobramentos. Mas, no final das contas, o atacante procurou o Cruzeiro? Em entrevistas ao SporTV nesta segunda-feira (17/6), Leila Pereira, presidente do clube paulista, e Alexandre Mattos, CEO de futebol da Raposa, explicaram como se deu a negociação entre as equipes em relação ao atleta de 32 anos.
A presidente palmeirense detalhou o início das conversas sobre a possível saída do ídolo. Dudu chegou ao Palmeiras em 2015 e foi protagonista do retorno do clube ao mais alto patamar do futebol brasileiro e sul-americano. Leila revelou que o desejo do jogador surgiu ainda no mês de maio e que foi o próprio atacante que procurou o Cruzeiro, segundo Alexandre Mattos.
“Uns 25 dias atrás, o nosso diretor de futebol, Anderson Barros, me procurou dizendo que tinha sido procurado pelo Dudu o informando que havia recebido uma proposta do Cruzeiro e que havia ficado muito balançado, pois era uma proposta muito interessante para a carreira dele: quatro anos de contrato e um valor de salário superior ao que ele recebe no Palmeiras. Depois eu soube, pelo Alexandre Mattos, que, na verdade, o próprio atleta que procurou o Cruzeiro”
Leila Pereira, presidente do Palmeiras
Na sequência, a dirigente falou sobre os passos seguintes da negociação. Sabendo do interesse do jogador em ir para o Cruzeiro, Leila pediu para que Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras, confirmasse se a proposta do clube mineiro realmente existia. Desta forma, a diretoria celeste oficializou o interesse, e o acordo ocorreu na última semana.
“Em nenhum momento, nós tentamos negociar o atleta. Ele tem contrato até dezembro de 2025 e honraríamos. Só que o Dudu conversou outras vezes com o Anderson e com o Abel com esse intuito de sair do Palmeiras. Todos nós do futebol sabíamos há mais de 20 dias dessa movimentação, sempre deixando claro que quem trouxe essa proposta, quem disse que queria sair do Palmeiras, foi o atleta”, afirmou Leila, que detalhou a reta final da negociação na sequência.
“Eles mandaram a proposta na semana passada. Eu autorizei e pedi para o Anderson dar o ‘de acordo’ para a proposta. Então foi um acordo entre Palmeiras, Dudu e Cruzeiro. Os três decidiram que o melhor para o Palmeiras e para o atleta seria nós aceitarmos a proposta do Cruzeiro. Foi isso que eu fiz”, concluiu a dirigente do clube alviverde.
A relação entre Alexandre Mattos e Leila Pereira
Além de confirmar alguns detalhes divulgados por Leila Pereira, Alexandre Mattos explicou como se deu a negociação baseada na sua relação pessoal com Dudu. Foi o atual CEO de futebol do Cruzeiro que contratou o atacante para o Palmeiras em 2015, quando o clube deu um “chapéu” em São Paulo e Corinthians e fechou com o jogador que estava do Dínamo de Kiev, da Ucrânia.
“O Dudu tem uma intimidade de longa data comigo. Quando eu estava no Athletico-PR, a gente brincava: ‘Dudu, vai vir trabalhar comigo de novo?’ ‘Pô, Mattos, com você eu estou em todo lugar do mundo’. No Vasco foi a mesma coisa, apesar de que ele estava machucado, mas a gente sempre brincava: ‘Quem sabe?’. Agora no Cruzeiro foi a mesma coisa. Quando eu vim pra cá, a gente conversou: ‘Pô, quem sabe, Dudu’”, afirmou Mattos.
Porém, o dirigente celeste não acreditava que a negociação ocorreria desta vez. Mesmo com o interesse de ter o jogador, Alexandre Mattos via dificuldade na possível contratação de um ídolo do Palmeiras. Porém, após conversas com o próprio jogador, o CEO de futebol do Cruzeiro recebeu uma ligação do empresário André Cury e se animou com a possibilidade de contratar Dudu.
“Mas, sinceramente, pelo ano do Palmeiras, que é eleitoral, saída do Endrick, a minha sensação, de quem conhece bastante o Palmeiras, eu achei que não tinha sentido [tentar a contratação do Dudu] naquele momento. Até quando o André Cury me ligou na quarta-feira (12/6) e disse: ‘Alexandre, o Dudu conversou com o Anderson [Barros], com o Abel [Ferreira], demonstrou que tem interesse em seguir um novo projeto e o projeto que ele quer é com você aí. Ele tem uma relação com você, adora o Cruzeiro, é o clube que o revelou. Ele se sente em casa no Cruzeiro’”, disse o dirigente celeste.
Com o sinal positivo dado pelo representante legal do atacante, Alexandre Mattos procurou Leila Pereira e o próprio atacante, dando início a negociação de maneira formal. As conversas ocorreram entre a quarta-feira (12/6) e o sábado (15/6), data do anúncio do Cruzeiro nas redes sociais.
“Assim foi feito. Eu liguei para a Leila de forma educada e profissional: ‘Leila, sou seu amigo. Não quero problema para ninguém. Posso enviar uma proposta?’ E ela disse: ‘Sim, Alexandre. Vamos tratar profissionalmente. O Dudu já falou que quer seguir um novo caminho’. Liguei para o Dudu: ‘Tem certeza? Vou para cima. Vou conversar’ ‘Vamos, Alexandre. Se der certo, estou super feliz. Tenho um carinho enorme pelo Palmeiras, assim como tenho pelo Cruzeiro’”
Alexandre Mattos, CEO de futebol do Cruzeiro
Transferência de Dudu para o Cruzeiro
Na tarde do último sábado (15/6), o Cruzeiro surpreendeu o universo futebolístico ao anunciar repentinamente nas redes sociais um acordo pela contratação do atacante Dudu, de 32 anos.
“O Cruzeiro comunica que tem um acordo com o Palmeiras e com Dudu para a contratação do atacante, de maneira definitiva. Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu voltará a ser atleta do clube após passar por exames e formalizar o novo contrato. O Cria da Toca é aguardado em Belo Horizonte na próxima semana”, escreveu o time celeste.
A euforia dos torcedores, no entanto, não durou muito. Isso porque o Uol Esporte e a ESPN apuraram que o jogador voltou atrás. Ele teria sido pressionado, inclusive, por representantes da principal torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Alviverde.
Diante do imbróglio, o Palmeiras anunciou nesse domingo (16/6) que Dudu não está relacionado para enfrentar o Atlético, nesta segunda (17/6), na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro.
Já nesta segunda-feira, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, afirmou que espera que Dudu honre o compromisso com o Cruzeiro. Na sequência, Mattos deixou claro que ‘Dudu, em nenhum momento, disse que não viria ao Cruzeiro’.