Cruzeiro

Cruzeiro tem aval da Fifa para utilizar João Marcelo e Matheus Pereira

João Marcelo e Matheus Pereira estavam emprestados até o fim deste mês, mas foram contratados em definitivo pelo Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro consultou o regulamento da Fifa para verificar situações específicas envolvendo dois jogadores que estavam emprestados à Raposa até o fim de junho, mas foram adquiridos de forma definitiva. Após a análise, o departamento jurídico do clube entendeu que o zagueiro João Marcelo e o meia Matheus Pereira podem atuar normalmente no Campeonato Brasileiro antes mesmo da abertura da janela de transferências, em 10 de julho.

A apuração da situação em questão tem a ver com o novo contrato firmado entre as partes. Isso porque o Cruzeiro comprou os direitos econômicos de João Marcelo, que estavam ligados ao Porto, de Portugal, e de Matheus Pereira, do Al-Hilal, da Arábia Saudita.

O Cruzeiro temia que os dois atletas fossem desfalques em dois jogos da Série A, entre 1º e 10 de julho. Se isso fosse confirmado, eles perderiam os duelos com Criciúma e Corinthians, pela 14ª e 15ª rodada do torneio, respectivamente.

Conforme apurado por No Ataque, existe uma opção burocrática na Fifa usada pelos clubes para informar que os contratos dos jogadores passaram de empréstimo para definitivo. Depois de acionada a cláusula, a entidade avisa as federações – no caso do Cruzeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – para que seja aprovada a situação legal de jogo dos atletas.

A CBF afirmou a reportagem que o Cruzeiro não há o que temer, tendo em vista que João Marcelo e Matheus Pereira já estavam registrados em favor do clube. A diretoria da Raposa consultou a entidade há duas semanas para esclarecer as dúvidas sobre o tema.

João Marcelo

João Marcelo estava emprestado pelo Porto ao Cruzeiro até 30 de junho. Devido ao grande desempenho nas partidas, a diretoria celeste resolveu exercer a opção de compra dos direitos econômicos.

O Cruzeiro firmou o novo contrato com o defensor de 24 anos em 24 de maio. Ele assinou até dezembro de 2028.

O zagueiro custou aos cofres do Cruzeiro cerca de R$ 6 milhões.

Matheus Pereira

Pereira tinha contrato de empréstimo com a Raposa válido até 30 de junho. Contudo, foi comprado em definitivo por cerca de R$ 33 milhões.

O anúncio da permanência de Matheus na Toca 2 foi feito nessa segunda-feira (17/6). Ele assinou novo vínculo até 30 de junho de 2026.

Compartilhe