ESPORTE NA MÍDIA

Dudu acertou ao desistir do Cruzeiro? Veja opiniões de comentaristas

Jornalistas esportivos reagiram à transferência frustrada do atacante, que decidiu ficar no Palmeiras; confira análises sobre Dudu
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro chegou a anunciar acordo com o atacante Dudu, do Palmeiras, formado nas categorias de base do clube. Entretanto, o jogador desistiu da transferência e optou por seguir no time paulista, do qual é ídolo.

A situação dividiu opiniões entre jornalistas esportivos brasileiros Gian Oddi, da ESPN, disse que Dudu, Cruzeiro e Palmeiras saíram prejudicados após a transferência frustrada, mas fez uma ressalva: “Pensando só no campo, melhor ter Dudu do que não tê-lo”.

No programa Os Donos da Bola, da TV Band, o jornalista Thiago Fernandes afirmou que Dudu foi “irresponsável” e “moleque”. O comentarista lembrou outro momento em que o atacante recuou de um acordo verbal em 2015, quando jogava no Dinamo de Kiev.

“Ele acabou indo para o Palmeiras, mas o Corinthians que tinha um acordo verbal com o jogador. Ou seja, o Dudu simplesmente é um irresponsável. Nem o tempo fez com que ele tivesse mudado a personalidade”, disse Fernandes.

No Jogo Aberto, também da Band, o ex-jogador Denilson falou que Dudu terá que “reconquistar a confiança do torcedor” e deve fazer isso dentro de campo.

O comentarista Vitor Sérgio Rodrigues, da TNT Sports, disse que “Dudu conseguiu se queimar com todos”, logo após o Cruzeiro anunciar que havia retirado a proposta pelo jogador.

A colunista do UOL, Alicia Klein, avaliou que Dudu se queimou com os dois clubes mais importantes de sua carreira. “Cuspiu no seu passado, está colocando o seu presente em risco e vai precisar entregar absolutamente tudo dentro de campo para salvar seu futuro”.

Dudu pelo Palmeiras

Dudu foi um dos protagonistas do período mais vitorioso da história do Palmeiras. Em 433 jogos oficiais, marcou 88 gols e deu 97 assistências.

Ao todo, o atacante conquistou 12 títulos com a camisa do Verdão: uma Copa do Brasil (2015), quatro Campeonatos Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Copas Libertadores da América (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Dudu chegou ao clube em janeiro de 2015 e permaneceu até julho de 2020, quando foi emprestado ao Al-Duhail, do Catar, por cerca de 7 milhões de euros (R$ 35 milhões). Ele retornou ao Palmeiras em maio de 2021.

Revelado pelo Cruzeiro

Dudu foi formado pelo Cruzeiro e estreou no time profissional em 2009. Ele disputou apenas 25 jogos pelo clube, sendo vendido em 2011 ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, por 5 milhões de euros (R$ 11,6 milhões na cotação da época).

Compartilhe