CRUZEIRO

Ex-diretor do Cruzeiro exalta Seabra: ‘Simples, trabalhador e estrategista’

Contratado em abril, Fernando Seabra tem mais de 60% de aproveitamento como técnico do Cruzeiro e está no G6 do Brasileirão
Foto do autor
Compartilhe

Ex-coordenador de futebol do Cruzeiro, Andrés D’Alessandro exaltou o atual técnico celeste, Fernando Seabra. Ele disse que o treinador é uma grande pessoa dentro e fora de campo. A declaração foi dada nessa terça-feira (9/7), no Charla Podcast.

D’Alessandro trabalhou no clube celeste em 2023. Ao longo do ano, o ex-meia argentino teve contato direto com Seabra, que comandava a equipe Sub-20 e foi treinador interino do elenco principal em duas oportunidades.

“Uma vantagem do Cruzeiro é que o Sub-20 e o profissional treinavam quase no mesmo horário, era integrado. Trabalhei com todos (jovens do clube)… Robert, Vitinho, Japa, Kaiki. Trabalhei com todos, e a transição foi no ano passado, que fazíamos com todos. Fora (a presença) do Fernando (Seabra), que é sensacional. Ele conhecia a base do ano passado.”

“(Fernando) conhece a estrutura e o clube há muito tempo. Conhece a base do profissional, por ter trabalhado por dois meses e meio (em 2023). Ele é muito capaz, é muito sensato, simples, trabalhador, um cara estrategista. Um cara que prioriza a qualidade do atleta. Pode ver o que ele está fazendo com o Matheus Pereira. Está deixando ele livre”

Andrés D’Alessandro, ex-coordenador do Cruzeiro


Seabra atuou como interino em duas oportunidades em 2023

O ano de 2023 ficou marcado por uma grande troca de técnicos no Cruzeiro. Em setembro, Seabra precisou treinar o time de forma interina após a saída de Pepa. Ele comandou a Raposa no empate por 0 a 0 com o RB Bragantino, no Mineirão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Pepa foi substituído por Zé Ricardo, que foi demitido a seis jogos do fim da competição. Ao invés de contratar um treinador para a reta final, o Cruzeiro apostou em comissão interina formada por Paulo Autuori (diretor técnico), Seabra (técnico do Sub-20) e Vinicius Rovaris (auxiliar fixo).

Fernando era quem de fato treinava a equipe nas partidas, permanecendo à beira do gramado e dando instruções para os jogadores. A comissão foi um sucesso e atingiu as metas do clube, que eram escapar do rebaixamento e garantir classificação à Copa Sul-Americana. Ao todo, conseguiram dois empates e quatro vitórias nesse período.

Seabra assumiu o elenco profissional do Cruzeiro em 2024

Seabra deixou o Cruzeiro em janeiro de 2024, para treinar o elenco Sub-23 do RB Bragantino. Em abril, ele fez o caminho contrário voltou ao clube, dessa vez no papel de técnico da equipe profissional.

Sob o comando de Fernando, o time está na sexta posição do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos em 15 jogos. Na Sul-Americana, ele encerrou a etapa inicial na primeira colocação do Grupo B e garantiu vaga direta nas oitavas de final.

Seabra tem retrospecto de 11 vitórias, quatro empates e cinco derrotas – 61,7% de aproveitamento.

Compartilhe