O jornalista Juca Kfouri considerou um ‘escândalo’ o gol anulado do Cruzeiro na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no sábado passado (20/7), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na opinião do comentarista, o árbitro Davi de Oliveira Lacerda tomou uma decisão ‘caseira’ por influência do VAR ao anular o gol marcado por Lucas Silva, aos 45 minutos do primeiro tempo.
“A anulação do gol do Cruzeiro é um escândalo. O soprador de apito estava ali, na cara do lance, e deixou seguir e depois foi influenciado pelo VAR. Aí não tem discussão: o juiz caseiro, na casa do Palmeiras, anula o gol. O Cruzeiro tem toda a razão de reclamar”, iniciou Juca, no programa Posse de Bola, nesta segunda-feira (22/7), no canal do Uol Esporte no YouTube.
“Se houve a falta, não foi uma falta que merecesse a intervenção do VAR. Não foi uma falta escandalosa. É esse o sentido do VAR: serve para evitar um erro clamoroso”, concluiu Juca.
Gol anulado do Cruzeiro no jogo contra o Palmeiras
O gol marcado por Lucas Silva seria o empate do Cruzeiro no Allianz Parque.
No entanto, o árbitro de campo Davi de Oliveira Lacerda (ES) foi chamado à cabine de revisão, onde reviu e anulou o tento do Cruzeiro. Ele interpretou que o volante Lucas Silva, autor do gol, cometeu falta no meia Zé Rafael no início da jogada.
Inicialmente, Davi mandou o jogo seguir, mas mudou de opinião após orientação do árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. Ao chegar à cabine, o profissional foi recomendado a anular o lance porque o VAR entendeu que o contato de Lucas Silva foi faltoso.
“Tem um braço nas costas e um possível calço embaixo. Recomendo revisão para possível falta no início da fase de ataque. Tem um calço embaixo e um empurrão nas costas. Depois vou te mostrar o ponto do calço embaixo na velocidade normal e em outros ângulos”, disse Rodrigo durante a análise.
“Ok. Estou voltando com a decisão de tiro livre direto a favor do verde (Palmeiras). O cartão (amarelo) aqui para o atleta (Lucas Silva) pela reclamação. Volto com a falta e com o tiro direto para lá. Vou lá no meio (de campo)”, respondeu Davi.
Depois de fazer a revisão, o árbitro anunciou a decisão tomada em áudio aberto para todo o estádio. Davi afirmou que optou por anular o lance porque identificou contato ‘embaixo’, indicando que Lucas Silva acertou as pernas de Zé Rafael.
Cruzeiro no Brasileirão
Com a derrota em São Paulo, o Cruzeiro caiu para a sétima posição do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos.
Na próxima rodada, o time de Fernando Seabra busca a recuperação diante do Juventude, nesta quarta-feira (24/7), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte.