Campeonato Brasileiro

Técnico do Juventude vê Cruzeiro beneficiado pela arbitragem: ‘Pagamos a conta’

Jair Ventura reclama de pênalti não marcado para o Juventude em lance semelhante que originou gol do Cruzeiro: 'Falta de critério'
Foto do autor
Compartilhe

O técnico do Juventude, Jair Ventura, detonou a arbitragem da partida contra o Cruzeiro, realizada nessa quarta-feira (24/7), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória por 2 a 0 do time celeste foram marcados em cobranças de pênalti originadas de toques de mão de jogadores do clube de Caxias do Sul.

Na entrevista coletiva depois da partida, Ventura considerou que as decisões do árbitro Maguielson Lima Barbosa (DF) compensaram o erro contra o Cruzeiro na rodada passada do Brasileirão – o gol de Lucas Silva anulado após chamada do VAR na derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.

Jair Ventura ainda apontou que o Juventude foi prejudicado com a não marcação de um pênalti em um lance semelhante ao que originou o segundo gol celeste na partida. Abaixo, veja os argumentos do técnico.

“Houve uma mão do João Marcelo [zagueiro do Cruzeiro] idêntica à nossa. Não foi pênalti, e a nossa foi. Se não tivessem os pênaltis, os gols não existiriam. O jogo foi equilibrado, mas o VAR foi determinante. Chamou para um time, mas a mesma situação para o outro não chamou. O gol foi decidido por uma falta de critério”, iniciou o comandante do Ju.

“A gente pagou a conta do erro contra o Cruzeiro no outro jogo [contra o Palmeiras]. Se foi pênalti do Freitas [zagueiro do Juventude], foi pênalti do João Marcelo também. Já é difícil para gente que gasta menos e tem mais dificuldade, e ainda somos prejudicados. Vamos ter que passar contra tudo e contra todos”, acrescentou.

“Se a gente ficar indignado e cada vez mais bravo, isso vai nos prejudicar ainda mais. Foge do nosso controle essa situação dos árbitros. Ele não ter dado um pênalti na mão do João Marcelo e ter dado na mão do Freitas, foge do nosso controle. Temos que concluir as chances claras e minimizar os nossos erros. Não vamos nos abalar por causa desses erros”, concluiu.

Gols do Cruzeiro na vitória sobre o Juventude

O Cruzeiro abriu o placar em cobrança de pênalti do lateral-direito William, aos 44 minutos do primeiro tempo. Gabriel Inocêncio, que havia acabado de entrar na partida, bloqueou cabeceio do atacante Kaio Jorge com o braço dentro da área. Bem-posicionado no lance, o árbitro Maguielson Lima Barbosa não titubeou e assinalou a infração.

Aos 41 minutos do segundo tempo, Maguielson Lima foi chamado pelo árbitro de vídeo Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR) ao monitor do VAR para checar um possível pênalti para o Cruzeiro. Após análise, o juiz viu toque de mão de Lucas Freitas em chute de fora da área de Dinenno. O centroavante foi para a cobrança e decretou o 2 a 0 na Pampulha.

Cruzeiro e Juventude no Brasileirão

Os celestes chegaram aos 32 pontos e subiram da sétima para a quinta posição na tabela. O Juventude continuou com 21 pontos e permaneceu na 12º colocação. 

O Cruzeiro voltará a campo na noite deste sábado (27/4), às 19h, para medir forças com o Botafogo. Os adversários se enfrentarão no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada da Série A. 

No mesmo dia, às 19h, o Juventude receberá o Criciúma, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, após dois jogos como mandante no Mané Garrincha, em Brasília. 

Compartilhe