CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro dá espetáculo e goleia o Botafogo em jogaço pelo Brasileiro

Os gols do jogo disputado no Estádio Nilton Santos foram marcados por William, Lautaro Díaz e Barreal
Foto do autor
Compartilhe

Com um futebol bonito e envolvente, o Cruzeiro mostrou a sua melhor versão e goleou o Botafogo, por 3 a 0, neste sábado (27/7), no Estádio Nilton Santos, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por William, Lautaro Díaz e Barreal.

Durante parte dos 90 minutos, o time do técnico Fernando Seabra colocou a bola no chão e foi eficiente no setor ofensivo. Na defesa, o goleiro Cássio salvou em pelo menos três oportunidades. O resultado incontestável provou que a Raposa, agora reforçada, pode desafiar qualquer adversário. Por sua vez, o Botafogo oscilou bons e maus momentos, mas falhou demais na defesa.

Com o resultado, o Cruzeiro se manteve no quinto lugar da Série A, com 35 pontos. O Fogão permanece na liderança, com 40.

O time celeste só volta a campo no dia 5 de agosto (segunda-feira), às 21h, para enfrentar o Fortaleza, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O jogo será disputado em terras capixabas, porque foi vendido pelo então dono da SAF celeste, Ronaldo Nazário, ainda no início da temporada.

Seabra mexeu no time em relação à vitória sobre o Juventude (2 a 0). No setor defensivo, as mudanças foram duas: Villalba substituiu Zé Ivaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Marlon ganhou a vaga de Kaiki. No meio-campo, Álvaro Barreal voltou ao time na vaga de Lucas Silva.

Já o Botafogo poupou alguns jogadores de olho no duelo contra o Bahia, na terça-feira (30/7), no Engenhão, pela Copa do Brasil. Principal nome do time, o atacante Luiz Henrique começou o jogo do banco de reservas.

O jogo

O Cruzeiro entrou em campo com um time leve, que valorizava a posse de bola e tentava sair em velocidade para o ataque. Mesmo fora de casa, o time celeste não se intimidou com o líder do campeonato e criou as melhores chances.

Logo aos 12′, o Cruzeiro abriu o placar com uma jogada coletiva que os times de Pep Guardiola assinariam. Foram 47 segundo de bola de pé em pé até ela encontrar as redes do Botafogo.

O lance começou com Marlon no arremesso lateral na marca central. Ele jogou a bola para trás e chamou o Botafogo para o campo de defesa celeste. O Cruzeiro começou a trocar passes, e o Fogão aumentou a pressão, que não surtiu efeito. Quando a marcação falhou, a Raposa escapou pela ponta esquerda com Marlon. Ele acionou livre na direita William, que tentou duas vezes até marcar: 1 a 0.

O jogo ficou aberto, e o Botafogo chegou com perigo em vários momentos. A principal jogada do time carioca era a bola cruzada para a área para aproveitar a baixa estatura de Villalba (1m77), Marlon (1m78) e William (1m76). Não fossem pelo menos três grandes defesas do goleiro Cássio, o Cruzeiro poderia ter levado a virada.

Se ficou perto de sofrer o empate, o Cruzeiro também assustou o Botafogo em várias jogadas rápidas. Em uma delas, o time celeste ampliou o marcador. Aos 36′, Matheus Henrique acionou Lautaro Días, que saiu em velocidade pela esquerda e tocou para Matheus Pereira. O craque do time cruzou e reclamou de um pênalti na sequência da jogada. A bola voltou nos pés dele, que, mesmo agachado, serviu Lautaro para estufar as redes: 2 a 0.

O jogo, que mostrou grande intensidade no primeiro tempo, caiu um pouco de rendimento na etapa final. O técnico Arthur Jorge promoveu três alterações no intervalo, sendo uma delas a entrada de Luiz Henrique, o principal jogador do time na temporada.

De forma inteligente, o Cruzeiro cozinhou o jogo e buscou a jogada em velocidade para tentar matar o jogo. O plano deu certo. Aos 31′, o Botafogo errou na saída de bola, o time estrelado trocou passes até Matheus Pereira cruzar na medida para Barreal. O argentino chutou de primeiro no ângulo. A bola ainda resvalou na trave antes de entrar: 3 a 0.

BOTAFOGO 0 X 3 CRUZEIRO

Botafogo
John; Damián Suárez (Kauê, aos 34′ do 2T) Lucas Halter (Allan, no intervalo), Bastos e Marçal (Hugo, no intervalo); Gregore, Danilo Barbosa e Tchê Tchê (Gregore, aos 22′ do 2T); Oscar Romero (Luiz Henrique, no intervalo), Savarino, Tiquinho Soares e Igor Jesus. Técnico: Arthur Jorge.

Cruzeiro
Cássio, William, João Marcelo, Villalba, Marlon, Romero (Walace, aos 28′ do 2T), Matheus Henrique (Lucas Silva, aos 14′ do 2T), Barreal (Ramiro, aos 40′ do 2T), Matheus Pereira, Lautaro Díaz (Dinenno, aos 28’2T) e Kaio Jorge (Arthur Gomes, aos 15′ do 2T)

Gols: William, aos 12′ do 1ºT, Lautaro Díaz, aos 36′, e Barreal, aos 31′ do 2T

Cartões amarelos: Marçal e Allan (Botafogo); William e Cássio (Cruzeiro).

  • Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Local: Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro
  • Data: sábado, dia 27 de julho
  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
  • Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
  • VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Compartilhe