O Cruzeiro superou a marca de 78.700 sócios-torcedores na tarde desta quarta-feira (7/8). Com o crescimento exponencial das novas adesões ao programa, o clube celeste bateu seu recorde histórico e se aproximou da meta estimada por Pedro Lourenço, novo dono da SAF celeste, para ser alcançada até o fim desta temporada.
A Raposa ultrapassou os números de 2016, quando teve seu maior pico e atingiu 78 mil pessoas adimplentes. Na ocasião, o Cruzeiro tinha como produto mais atrativo a categoria de sócio cativo.
Desde então, o ‘Sócio 5 Estrelas’ teve uma queda brusca e oscilou no número de sócios. A régua só voltou a subir em 2022, após apelos de Ronaldo Fenômeno, ex-gestor da SAF, durante a campanha de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o Cruzeiro chegou a somar quase 72 mil sócios.
Meta estipulada por Pedrinho
Desde que Pedrinho assumiu o Cruzeiro, no fim de abril deste ano, o clube teve um aumento de 32 mil pessoas no quadro de sócios. À época, a Raposa tinha 45.981 contas adimplentes e viu seu programa crescer cada vez mais.
Lourenço afirmou que a adesão dos cruzeirenses ao plano seria essencial para a viabilização de contratações de jogadores, já que é uma forma de arrecadação mais direta. Além disso, o valor mensal do programa contribuiu para a manutenção das contas em dia.
“Eu conto com o torcedor, nós temos que dobrar esse sócio-torcedor para a gente fazer os aportes que a torcida quer. Contratar nós contratamos qualquer um que ele (torcedor) quiser, mas eles têm que ajudar a pagar. E eu acho que eles vão ajudar”.
– Pedrinho, gestor da SAF do Cruzeiro.
Como incentivo aos cruzeirenses, Pedrinho fez sete contratações na janela de transferências, com gasto superior a R$ 150 milhões. O clube celeste anunciou as chegadas do goleiro Cássio; do zagueiro Jonathan Jesus; dos volantes Matheus Henrique, Walace e Fabrízio Peralta; e dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz.
O gestor também oficializou a compra dos direitos econômicos do zagueiro João Marcelo e do meia Matheus Pereira. Os dois atletas eram os principais destaques do time na temporada e estavam emprestados.
Cruzeiro reformulou o programa de sócios
Para conseguir atingir a meta até o fim do ano, o Cruzeiro reformulou o ‘Sócio 5 Estrelas’. O novo programa foi apresentado à torcida em 27 de junho.
Na oportunidade, Alexandre Mattos, CEO do clube, pediu aos torcedores para aderirem ao projeto para corresponder aos investimentos feitos por Lourenço.
“O Cruzeiro é da torcida, parafraseando o nosso líder, o Pedro Lourenço. O Cruzeiro é da torcida. O Cruzeiro existe por conta da sua torcida. As suas glórias, suas conquistas, vieram com o apoio incodicional da torcida. Mais uma vez, temos essa convocação. A maior contratação que o Cruzeiro tem, hoje, são suas metas de mais de 100 mil sócios”, disse.