Com a derrota para o Internacional, por 1 a 0, nesse domingo (25/8), fora de casa, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro desperdiçou a chance de entrar no G6 da competição. Sem vencer há quatro partidas na Série A, o time celeste estagnou na sétima colocação, com 37 pontos.
Além do revés diante do Colorado, o Cruzeiro empatou com Vitória (2 a 2) e Atlético (0 a 0) e perdeu para o Fortaleza (2 a 1) nos últimos jogos. A vitória mais recente no Brasileiro foi no dia 27 de julho, quando goleou o Botafogo (3 a 0), no Rio de Janeiro.
Nessa altura do campeonato, como estão as chances de título para o Cruzeiro? E a probabilidade de conseguir uma vaga na próxima Libertadores ou Sul-Americana? Veja a seguir levantamento feito por No Ataque em consulta ao Departamento de Matemática da UFMG.
Chances de título do Cruzeiro
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem apenas 1,3% de chance de ser campeão da Série A em 2024.
O Fortaleza, líder da competição, com 48 pontos, tem 52,6%. Já o Botafogo, segundo colocado, com 47 pontos, tem 26%.
Curiosamente, o Flamengo, que figura na quarta posição, tem mais chance de ser campeão que o Palmeiras – terceiro na tabela.
Isso porque o Rubro-Negro, assim como o Fortaleza, tem um jogo a menos. Conforme a UFMG, a probabilidade do Flamengo ser campeão é de 9,7%, já a do Palmeiras é de 7,3%.
Além desses clubes, outro que tem mais chance de erguer a taça que o Cruzeiro é o São Paulo (2,4%), quinto colocado, com 41 pontos.
Sendo assim, o Cruzeiro tem mais chance que o Bahia, que está à sua frente na tabela, em sexto, com 39 pontos. Essa situação também ocorre porque o time celeste tem um jogo a menos que o tricolor baiano.
O Cruzeiro, inclusive, vai disputar a partida que está atrasada do Brasileiro nesta quarta-feira (28/8), às 19h30, quando enfrentará novamente o Internacional, no Mineirão, pela quinta rodada da Série A.
Classificação para Libertadores
O Cruzeiro é o sexto clube com mais chance de garantir uma vaga na Libertadores, conforme a UFMG.
A probabilidade do time celeste voltar à principal competição entre clubes do continente em 2025 é de 57,8%.
Fortaleza tem 99,3%, seguido por Botafogo (97,8%), Flamengo (91,2%), Palmeiras (89,1%) e São Paulo (73,2%).
Veja a situação dos demais clubes AQUI.
Classificação para Sul-Americana
A probabilidade do Cruzeiro disputar novamente em 2025 a Copa Sul-Americana é de 40,5%.
Veja a situação dos demais clubes AQUI.