CRUZEIRO

Cruzeiro volta a ter jogador convocado para a Seleção Brasileira depois de seis anos

Antes do chamado do lateral-direito William, Cruzeiro teve Dedé e Gabriel Brazão na Seleção Brasileira em novembro de 2018
Foto do autor
Compartilhe

Com a convocação de William, o Cruzeiro voltou a ter um jogador na Seleção Brasileira principal depois de seis anos. O último chamado a um atleta celeste havia sido em outubro de 2018, quando o então técnico Tite requisitou Dedé e Gabriel Brazão.

O zagueiro e o goleiro integraram o elenco do Brasil que enfrentou Uruguai e Camarões nos dias 16 e 20 de novembro, em Londres, na Inglaterra. Dedé e Brazão não saíram do banco de reservas nessas partidas, vencidas pela Seleção por 1 a 0.

Alisson foi o goleiro titular contra o Uruguai, enquanto Ederson esteve em campo diante de Camarões. Na defesa, Tite escalou Marquinhos nos dois jogos, além de Miranda e Pablo para compor a dupla em cada um dos confrontos.

O que disse Tite sobre Dedé?

Acometido por lesões nos dois joelhos de 2015 a 2017, Dedé voltou a jogar com regularidade em 2018 e viveu sua melhor fase no Cruzeiro, que conquistou o sexto título da Copa do Brasil naquele ano. Tite justificou a oportunidade dada ao zagueiro.

Em relação ao Dedé, não é só o fato de ter superado a lesão. Seleção não é para favor. Ele tem o plus da capacidade de reação. Eu passei pela angústia que ele passou. E também sei, por ser professor, que o maior problema do atleta não é ficar no banco, mas estar impossibilitado de executar sua função

Tite, em outubro de 2018

Zagueiro já havia jogado pelo Brasil em 2018

Dedé já havia representado o Brasil em 2018. Em setembro, Tite o utilizou nas vitórias sobre Estados Unidos (2 a 0, em 7/9) e El Salvador (5 a 0, em 11/9).

Contra os EUA, Dedé substituiu Thiago Silva aos 34 do segundo tempo. Diante de El Salvador, jogou apenas o primeiro tempo porque precisava regressar ao Brasil em voo fretado para defender o Cruzeiro contra o Palmeiras nas semifinais da Copa do Brasil.

A aposentadoria de Dedé dos gramados ocorreu em julho de 2023, aos 35 anos de idade, porém ele não disputa um compromisso oficial desde maio de 2022, quando estava no Athletico-PR.

O ex-zagueiro de Volta Redonda, Vasco e Cruzeiro jogou 11 vezes pela Seleção Brasileira e marcou um gol.

Com a camisa celeste, Dedé participou de 188 duelos, fez 15 gols e celebrou sete títulos: Campeonato Mineiro (2014, 2018 e 2019), Copa do Brasil (2017 e 2018) e Campeonato Brasileiro (2013 e 2014).

Gabriel Brazão

Quanto a Brazão, a convocação fez parte de um processo de relacionar jovens goleiros como terceira opção nos treinamentos. Outros atletas da posição ganharam chances, casos de Hugo Souza (ex-Flamengo e hoje no Corinthians) e Yuri Sena (Vitória).

Em janeiro de 2019, o Cruzeiro vendeu Gabriel Brazão ao Parma, da Itália, por R$ 11 milhões. Embora fosse apontado como potencial sucessor de Fábio, o goleiro não entrou em campo pelo time principal da Raposa.

Hoje aos 23 anos, Brazão é titular do Santos na Série B do Brasileiro. Antes, rodou no futebol europeu por clubes italianos e espanhóis (Inter de Milão, Albacete, Real Oviedo, SPAL e Ternana), bem como teve um breve retorno à Toca 2 em 2022.

William na Seleção Brasileira

Titular do Cruzeiro, o lateral-direito William substituirá Yan Couto, do Borussia Dortmund, no elenco do Brasil que pegará Equador e Paraguai, nos dias 6 e 10 de setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O jogador de 29 anos é um dos destaques da Raposa. Além de contribuir com quatro gols e nove assistências em 42 partidas, vem se destacando na marcação. William é o recordista em desarmes no Brasileirão – média de 3,5, segundo o SofaScore.

Em 2016, William jogou a Olimpíada do Rio de Janeiro. À época no Internacional, o lateral esteve em campo em três jogos da campanha que deu ao Brasil a medalha de ouro no futebol masculino.

Brasil nas Eliminatórias

O Brasil ocupa a sexta posição nas Eliminatórias da Copa, com sete pontos em seis rodadas. A colocação representa o “limite” para se classificar diretamente ao Mundial, uma vez que a seleção que terminar em sétimo vai para a repescagem em março de 2026.

Argentina (15), Uruguai (13), Colômbia (12), Venezuela (9) e Equador (8) estão à frente da Seleção Brasileira na tabela.

A próxima edição da Copa do Mundo contará com 48 nações e será realizada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México.

Lista de convocados (atualizada)

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City)
  • Laterais-direitos: Danilo (Juventus) e William (Cruzeiro)
  • Laterais-esquerdos: Guilherme Arana (Atlético) e Wendell (Porto)
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG)
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham)
  • Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinícius Júnior (Real Madrid)
Compartilhe