CRUZEIRO

Do improvisado ao convocado: Cruzeiro tem posição desbalanceada em 2024

Lateral direita tem jogador mais valorizado do Cruzeiro no momento e reserva que vem sendo cortado das listas de relacionados
Foto do autor
Compartilhe

A situação da lateral direita do Cruzeiro chama a atenção. Convocado pela Seleção Brasileira, William é o titular absoluto no setor, mas ficou sem reserva em vários jogos do Campeonato Brasileiro. Segunda opção da posição, Wesley Gasolina só atuou por 47 minutos em dois dos 24 jogos do Campeonato Brasileiro.

O camisa 2 tem sido preterido até nas listas de relacionados do técnico Fernando Seabra, que, em duas ocasiões sem William, preferiu improvisar do que o colocar entre os 11 iniciais.

No empate por 0 a 0 com o Internacional, na quarta-feira (28/8), foi a vez do zagueiro Zé Ivaldo preencher o lado direito. Antes, o treinador já havia usado o volante Ramiro no empate por 2 a 2 com o Vitória, em 19 de agosto.

Mesmo com esse cenário, a diretoria celeste optou por não contratar um novo lateral. A janela de transferências está aberta desde 10 de julho e fecha na segunda-feira. No mercado do início do ano, também não houve chegadas para a posição.

William pode desfalcar o Cruzeiro no futuro

Em alta, William se tornou alvo da Seleção. O ala foi chamado pelo técnico Dorival Júnior para os dois próximos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, em setembro.

Por causa de uma pausa na Série A, William não será desfalque do Cruzeiro. O Brasil vai enfrentar Equador e Paraguai nos dias 6 e 10 de setembro, respectivamente.

A Seleção volta a entrar em campo em outubro e novembro. Se voltar a ser convocado, William eventualmente pode ficar fora de algum compromisso do Cruzeiro, caso haja um conflito de datas.

Solução pode estar dentro da Toca da Raposa

Aos 20 anos, Dorival pode ser solução caseira para o Cruzeiro. A jovem promessa das categorias de base e foi promovida ao time profissional nessa quinta-feira.

Destaque do Sub-20, Dorival tem tem 27 jogos, um gol e duas assistências em 2024. Ele foi alçado ao elenco principal junto com o volante Jhosefer, de 20 anos, e os atacantes Kaique Kenji e Tevis, de 18.


Wesley Gasolina em 2024

A última atuação de Gasolina foi no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, em 5 de agosto, pela 21ª rodada.

  • Copa Sul-Americana: participou de dois jogos e permaneceu em campo durante 95 minutos
  • Brasileirão: participou de dois jogos e permaneceu em campo durante 47 minutos
  • Copa do Brasil: participou de um jogo e permaneceu em campo durante 67 minutos
  • Campeonato Mineiro: participou de oito jogos e permaneceu em campo durante 128 minutos

Atual técnico do Cruzeiro, Seabra assumiu o cargo após o fim do Estadual, a eliminação celeste na Copa do Brasil e a disputa da primeira rodada do Grupo B da Sul-Americana.

Wesley nunca foi titular com o treinador e só foi usado em quatro dos 30 jogos que a equipe disputou sob o seu comando. Gasolina está na lista de jogadores negociáveis da diretoria estrelada.

Ano de ouro de William

Recuperado das lesões que comprometeram sua trajetória na Europa, William retornou ao futebol brasileiro em dezembro de 2022. De lá para cá, o lateral se tornou uma das peças mais valorizadas do Cruzeiro.

Em 2024, o camisa 12 vive o melhor momento dos últimos anos. William tem 42 jogos, quatro gols e nove assistências na temporada. O ala é o cobrador oficial de pênaltis do time de Seabra.

Terceira opção foi negociada em julho

Além de William e Gasolina, o Cruzeiro contava com Helibelton Palacios como opção para a lateral direita. O jogador colombiano permaneceu no clube até julho, mês em que foi emprestado ao Sport.

Palacios não conseguiu atuar bem nas únicas duas oportunidades – ambas como titular – que teve em 2024. Em outros 23 jogos, o atleta foi um reserva não utilizado.

Compartilhe