O Cruzeiro notificou o Internacional, no início desta semana, por atraso no pagamento de uma parcela referente à compra do atacante Wesley. A diretoria da Raposa afirmou que o Colorado não quitou a prestação de R$ 2,8 milhões que teria de ser paga em julho.
A informação sobre a notificação da dívida foi antecipada pelo jornalista Adroaldo Guerra Filho, da GZH, e confirmada pelo No Ataque nesta quinta-feira (5/9).
Wesley foi vendido pelo Cruzeiro ao Inter em fevereiro deste ano, quando o clube celeste ainda estava sob comando do empresário Ronaldo Fenômeno. Os mineiros aceitaram a proposta gaúcha e liberaram o atacante por cerca de 2 milhões de euros (R$ 10,8 milhões, na cotação da época).
Na oportunidade, o Inter adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador de 25 anos que pertenciam ao Cruzeiro. A outra metade do percentual do atleta está atrelada ao Palmeiras.
Desde que se mudou para o Rio Grande do Sul, Wesley disputou 35 partidas, marcou sete gols e serviu os companheiros com duas assistências.
Desempenho do atacante com a camisa celeste
O atacante não deixou saudades na passagem pela Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte. Embora tivesse o respaldo dos técnicos, Wesley não conseguiu engrenar boa sequência de atuações em suas 42 partidas disputadas. Ele demorou 13 jogos para marcar um gol.
Ao todo, Wesley participou diretamente de apenas seis gols do time celeste em 2023 – anotou quatro tentos e deu duas assistências. A apresentação de maior brilho foi na vitória por 2 a 1 sobre o Santos, no Independência, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, quando marcou dois gols.
Por que Wesley não deu certo no Cruzeiro?
Gols perdidos e falta de confiança
Wesley ficou marcado por ter desperdiçado várias chances claras e que poderiam ter mudado o resultado de jogos importantes para o Cruzeiro na Série A. As mais ‘escandalosas’ foram nos empates por 0 a 0 com o próprio Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, na 13ª rodada, e por 2 a 2 com o Vasco, no Mineirão, pela 33ª rodada.
O ex-camisa 11 perdeu uma ótima oportunidade de dar a vitória ao Cruzeiro contra o Inter. A tentativa foi logo aos 8 minutos, quando o goleiro John escorregou e deixou a bola no pé do atacante. Com o gol aberto, Wesley preferiu driblar o arqueiro e foi travado pelo zagueiro Vitão.
O ponta também poderia ter garantido o triunfo celeste contra o Vasco. Ele teve a ‘bola do jogo’ nos pés aos 48 minutos da etapa final após cruzamento de Japa pela direita. Wesley estava livre de marcação na segunda trave no momento do passe, se atrapalhou com a bola e não conseguiu empurrar para o fundo da rede.
Cobranças da torcida
O rendimento abaixo do esperado abalou a relação de Wesley com a torcida do Cruzeiro. Ele passou a ser muito criticado por suas atuações e, consequentemente, foi alvo de protestos e vaias durante os jogos. Mesmo assim, continuou recebendo chances ao longo da temporada.
Wesley só perdeu o prestígio com os técnicos quando Paulo Autuori e Fernando Seabra assumiram o comando do time na reta final do Brasileirão. O ponta foi barrado da lista dos relacionados logo no primeiro compromisso sob o comando dos treinadores interinos, na vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no Castelão, em jogo adiado da 30ª rodada.
Lesão de Wesley
Outro fator que pesou para Wesley não ter dado certo no Cruzeiro foi uma grave lesão sofrida no ombro esquerdo, em 29 de novembro de 2023. O jovem precisou passar por cirurgia corretiva e perdeu o final da temporada. Ele se machucou logo após o triunfo celeste por 1 a 0 sobre o Goiás, na Serrinha, pela 35ª rodada do Brasileiro.
Wesley está longe dos gramados desde então. Embora não fizesse mais parte dos planos do Cruzeiro, ele vinha utilizando a estrutura da Toca 2 para se recuperar.