O Cruzeiro definiu, no início desta semana, o futuro do zagueiro Ruan Santos. A diretoria celeste acertou a venda do jovem de 20 anos ao Al Bataeh, dos Emirados Árabes Unidos. O acordo deve ser oficializado pelo clube mineiro nos próximos dias.
Conforme adiantou No Ataque na semana passada, a Raposa tinha o interesse de vender o atleta e manter um percentual dos direitos econômicos para eventual negociação futura. E esse foi o modelo de negócio acordado entre as partes.
O Al Bataeh adquiriu 70% dos direitos econômicos de Ruan por um valor mantido em sigilo. Por sua vez, o Cruzeiro manteve os outros 30% do ‘passe’.
Ruan Santos tinha contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2026.
A informação da conclusão da venda do zagueiro foi adiantada pela SamucaTV e confirmada pela reportagem.
Empréstimo frustrado ao Vila Nova-GO
Sem espaço no Cruzeiro no início desta temporada, Ruan foi emprestado ao Vila até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024. No entanto, perdeu prestígio no time e ficou afastado.
A motivação tem relação com a goleada sofrida para o Paysandu no jogo de ida da final da Copa Verde, em 22 de maio. Os goianos perderam por 6 a 0, em Belém.
Ruan Santos teve bons momentos pela equipe goiana. O jovem foi titular em 13 ocasiões, sendo substituído em apenas duas partidas.
O encerramento do empréstimo de Ruan Santos ao Vila Nova-GO foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2 de setembro. Essa data também marcou o fechamento da janela de transferências.
Ruan Santos pelo Cruzeiro
Ruan Santos tem apenas uma partida como profissional. Em outubro de 2022, o zagueiro entrou no segundo tempo da goleada celeste sobre o Novorizontino por 4 a 1, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Depois disso, o jogador foi relacionado em algumas partidas e retornou à base: fez 30 jogos no Sub-20 em 2023 e marcou três gols.