Após a demissão do técnico Fernando Seabra, o Cruzeiro está no mercado em busca de um novo treinador. São vários os nomes de peso disponíveis, entre os quais o português Luis Castro, o argentino Jorge Sampaoli e os brasileiros Cuca e Fernando Diniz.
CEO do Cruzeiro, Alexandre Mattos já elogiou publicamente o trabalho de Sampaoli, com quem trabalhou no Atlético em 2020.
“Dentro de campo é um fenômeno. O treinamento dele é muito parecido, até melhor, que o do Guardiola. Vi os treinos dele (Pep) quando fui com o Gabriel Jesus (ao Manchester City). Ideias de jogo, muito diferente da maioria dos treinadores. Sempre gostei da linha do ‘El Loco’ Bielsa”, disse Mattos ao Charla Podcast, neste mês.
Mattos, contudo, disse que o trabalho era desgastante. “Foi duro em alguns momentos, principalmente por conta da comissão fixa do Atlético, com o Éder (Aleixo), o Dr. Rodrigo Lasmar e algumas pessoas. Ele queria uma privacidade que foge da naturalidade. E em alguns momentos também muita cobrança (dele), e aí gera um desconforto”, disse.
O dirigente também já elogiou o trabalho de Cuca, com quem trabalhou no Palmeiras: “O Cuca é hoje o melhor treinador do futebol brasileiro, que não mudou nada o seu jeito de ser. Escutei muito de invenções, mas o Cuca não inventou, ele é criativo, e isso faz dele o melhor treinador”, disse, em 2017.
Na lista de treinadores disponíveis no mercado, há nomes de peso, como Felipão, campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, e Vanderlei Luxemburgo, campeão da Tríplice Coroa com o Cruzeiro, em 2003.
Entre os estrangeiros, Luis Castro tem a simpatia de muitos torcedores. O português fez bom trabalho no Botafogo em 2023 e dirigiu Cristiano Ronaldo neste ano. Ele tinha ótimo relacionamento com o craque, mas não resistiu à falta de conquistas.
Veja a lista de treinadores disponíveis no mercado
- Cuca – Deixou o Athletico-PR em junho de 2024
- Eduardo Coudet – Demitido pelo Internacional em julho deste ano
- Fernando Diniz – Demitido do Fluminense em junho de 2024
- Gabriel Heinze – Demitido do Newell’s Old Boys em dezembro de 2023
- José Pekerman – Deixou a Seleção Venezuelana em março de 2023
- Jorge Sampaoli – Demitido do Flamengo em setembro de 2023
- Luis Castro – Demitido do Al-Nasser neste mês
- Luiz Felipe Scolari – Demitido do Atlético em março de 2024
- Vanderlei Luxemburgo – Demitido do Corinthians em setembro de 2023