Fernando Seabra era muito querido pelos jogadores do Cruzeiro. Alguns atletas utilizaram as redes sociais para manifestar carinho e mandar um recado ao treinador, que não resistiu aos maus resultados recentes no Campeonato Brasileiro e foi demitido do clube celeste na manhã desta segunda-feira (23/9). A Raposa agiu rápido e contratou Fernando Diniz para o cargo.
O primeiro a se posicionar foi o meia Matheus Pereira. O camisa 10 afirmou que ficou muito triste com o fim do ciclo de Seabra na Raposa e desejou sucesso na sequência da carreira do profissional de 47 anos.
“O futebol é uma caixinha de surpresa. A gente sempre ouve isso. Hoje a surpresa foi a saída do professor e da sua comissão. Triste com a saída, mas feliz de saber que você tem um futuro enorme, e o trabalho que fez no primeiro turno é uma prova disso. Que Deus ilumine seus passos na carreira e na vida. Muito obrigada por tudo!”, escreveu.
Matheus Pereira defendeu Seabra das cobranças da torcida cruzeirense em outras ocasiões após resultados ruins do time em campo. A última declaração do camisa 10 nesse sentido foi na derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no Mineirão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Quando a gente estava ganhando, o Seabra era o melhor. Agora, quando a gente empata ou perde, o Seabra é uma me***? É normal haver cobranças, é natural do futebol. Toda cobrança é sempre bem-vinda, pois ela gera uma mudança interna em cada um. Mas a partir do momento que se torna uma ofensa, todos se sentem ofendidos”, disse.
Outros jogadores reagiram à demissão do treinador
Lucas Villalba também publicou uma mensagem de apoio ao técnico no story do Instagram. O zagueiro argentino agradeceu pelo convívio e aprendizado diário com Seabra.
“Para mim, o mais importante, o que marca são as pessoas. Mais do que o lado desportivo e do nosso trabalho. Aprendi muito e agradeço ter te conhecido. Obrigado por tudo. Sei que está preparado para outro desafio”, disse.
O centroavante Rafa Silva, que segue entregue ao departamento médico devido a uma lesão no joelho, expressou sua gratidão a Seabra. Ele desejou sucesso nos próximos passos da carreira do técnico.
“Professor, gratidão imensa por ter trabalhado com você nesse tempo, aprendi muito e com certeza estarei sempre na torcida pelo seu sucesso. Como te disse: ‘Você é um baita treinador’. Gratidão”, pontuou.
Juan Dinenno, que passou recentemente por uma cirurgia no joelho direito, também reagiu à demissão de Seabra. O centroavante argentino destacou o apoio “incondicional” dado pelo profissional no Cruzeiro.
“Obrigado por tudo, professor, pelo apoio incondicional nos meus momentos mais difíceis como profissional. Estarei sempre apoiando seu trabalho”, finalizou.
Fernando Seabra no Cruzeiro
Seabra teve duas passagens pelo Cruzeiro. Na primeira, entre março de 2022 e janeiro de 2024, dirigiu a equipe sub-20 e foi auxiliar técnico do elenco principal. Ao lado de Paulo Autuori, ajudou o clube a escapar do rebaixamento na reta final do Brasileirão de 2023.
Juntos, eles obtiveram duas vitórias e quatro empates nas seis últimas rodadas. De quebra, a Raposa se classificou para a Copa Sul-Americana ao terminar a Série A em 14º, com 47 pontos.
No fim de janeiro, Seabra saiu do Cruzeiro após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, da qual o time foi vice-campeão, e se transferiu para o Sub-23 do Red Bull Bragantino. O retorno à Toca ocorreu menos de três meses depois, a convite da gestão de Ronaldo Nazário, que dispensou o argentino Nicolás Larcamón.
Em pouco mais de cinco meses à frente do Cruzeiro em 2024, Fernando Seabra obteve 17 vitórias, sete empates e 10 derrotas em 34 jogos. Ele deixou o time na sétima posição do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos em 27 rodadas. Na Sul-Americana, está em vantagem sobre o Libertad nas quartas de final.