CRUZEIRO

Cruzeiro: Pedro Lourenço revela quando fez contato com Diniz

Dono da SAF do Cruzeiro, Pedrinho disse que conversou com Fernando Diniz 'até duas da manhã' de domingo para segunda-feira
Foto do autor
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Acionista majoritário da SAF do Cruzeiro, o empresário Pedro Lourenço revelou quando fez os primeiros contatos com Fernando Diniz. Na apresentação do técnico, nesta terça-feira (24/9), Pedrinho disse que os dois conversaram “até duas da manhã” de domingo para segunda-feira, após o empate por 0 a 0 com o vice-lanterna Cuiabá, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.

“A gente já estava pensando há mais tempo. Sempre pensamos grande. Tínhamos a convicção de que precisaríamos de algo mais e tínhamos a convicção de que o momento era esse. Nós conseguimos com muita conversa, até duas da manhã para convencer o Diniz, e ele sempre foi muito lúcido com nosso convite e deu tudo certo. O cara é o atual campeão sul-americano, dispensa comentários meus (…)”.

Ao responder sobre como recebeu a procura do Cruzeiro, Fernando Diniz demonstrou surpresa com o horário da ligação. O aceite à oferta foi rápido, e o treinador espera corresponder às expectativas da diretoria e da torcida levando o time a grandes resultados.

“O contato comigo foi no final do domingo. Começamos a conversar acho que era meia-noite. Assustei um pouco com o horário. Foi um acerto rápido. É um time que está em reconstrução, tem uma estrutura grande, com a vida do Pedro e do Alexandre para cá está se estruturando para conseguir coisas grandes. Não tive nenhuma dificuldade em aceitar. Era um desejo pessoal estar aqui. Foi muito fácil e rápido aceitar. Agora é colocar isso numa velocidade maior para conseguir todos os objetivos”.

Fernando Diniz, técnico do Cruzeiro

‘Perdemos um tempo do jogo’

Em dado momento, Pedro Lourenço interrompeu uma resposta de Diniz e deixou nas entrelinhas que teria convidado o ex-comandante do Fluminense e da Seleção Brasileira durante um jogo do Cruzeiro.

“Perdemos um tempo do jogo conversando”.

Pedro Lourenço

Pedrinho ficou insatisfeito com os recentes resultados do Cruzeiro no Brasileirão. Nos últimos oito jogos, a equipe contabilizou apenas uma vitória, além de quatro empates e três derrotas. A Raposa caiu para a sétima posição da Série A, com 42 pontos, e perdeu de vista os três primeiros, Botafogo (56), Palmeiras (53) e Fortaleza (52).

O empate na Arena Pantanal, pela 27ª rodada, foi a gota d’água para o investidor demitir Fernando Seabra. O técnico havia optado por uma escalação majoritariamente reserva diante do Cuiabá em razão do compromisso contra o Libertad, às 21h30 de quinta-feira (26), no Mineirão, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Antes de acumular maus resultados no Brasileiro, o Cruzeiro “flertou” com o topo da classificação. A partida que empolgou a torcida foi a vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada. O resultado colocou o clube celeste em quinto, com 35 pontos, a cinco do Alvinegro Carioca, que já liderava o torneio.

Investimento em reforços

Pedro Lourenço se tornou acionista majoritário da SAF do Cruzeiro ao comprá-la de Ronaldo no fim de abril. Uma de suas primeiras providências foi buscar Alexandre Mattos para ser o CEO de futebol. A partir desse ponto, o clube investiu cerca de R$ 180 milhões em reforços, seja de atletas oriundos de outras equipes ou que já estavam no elenco.

O Cruzeiro contratou o goleiro Cássio (Corinthians), o zagueiro Jonathan Jesus (Ceará), os meio-campistas Walace (Udinese, da Itália), Matheus Henrique (Sassuolo, da Itália) e Fabrizio Peralta (Cerro Porteño, do Paraguai), e os atacantes Lautaro Díaz (Independiente del Valle, do Equador) e Kaio Jorge (Juventus, da Itália). O clube ainda adquiriu os direitos econômicos do zagueiro João Marcelo e do meia Matheus Pereira, que estavam emprestados por Porto, de Portugal, e Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Áudio vazado

A partir dessas movimentações, Pedro Lourenço entendia que os recém-chegados precisavam estar entre os titulares. Um áudio do dono da SAF dando ultimato a Seabra vazou nas redes sociais em 25 de julho, antevéspera do jogo contra o Botafogo.

“Eu cheguei para o técnico (Fernando Seabra) e falei assim: ‘Ou você escala os jogadores que contratou ou você pode arrumando a sua mala aí que não passa desse jogo não’. Falei com ele que se não precisasse desses jogadores eu não teria contratado e ficaria só com os que estão aqui. Aí eu dei uma dura nele do caramba”.

Pedro Lourenço, em áudio vazado no dia 25 de julho

“Vai jogar hoje no ataque com o Lautaro, que é o argentino que veio, e o Kaio Jorge. O Matheus Henrique no meio, e o Walace vai ficar no banco porque ainda não está 100%. Mas vão jogar três dos contratados, vão sair de titular. Vamos ver o que vai dar. Tem que melhorar, pois os caras tão saindo caro. Você acha que eu dou mole, parti para cima dele (risos)”.

O Cruzeiro que enfrentou o Botafogo teve Cássio, William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero (Walace, aos 28′ do 2T), Matheus Henrique (Lucas Silva, aos 14′ do 2T), Álvaro Barreal (Ramiro, aos 40′ do 2T) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Juan Dinenno, aos 28’2T) e Kaio Jorge (Arthur Gomes, aos 15′ do 2T).

Fernando Diniz no Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou a demissão de Fernando Seabra por volta das 7h de segunda-feira (23). Quatro horas depois, confirmou a chegada de Fernando Diniz, em um contrato até dezembro de 2025.

O treinador saiu do Fluminense em junho de 2024 após mais de dois anos de trabalho. Seu grande título foi a Copa Libertadores de 2023. Na Série A deste ano, o Tricolor era o lanterna (seis pontos em 11 rodadas) quando optou por dispensar Diniz.

A estreia de Fernando Diniz no Cruzeiro será na quinta-feira, às 21h30, contra o Libertad, pela Copa Sul-Americana. A Raposa está em vantagem nas quartas de final, já que ganhou o duelo de ida por 2 a 0, em Assunção, no Paraguai.

No Brasileirão, o time celeste encara o Vasco no próximo domingo (29), às 18h30, no Mineirão, pela 28ª rodada.

Compartilhe