Anunciado como o substituto de Fernando Seabra no Cruzeiro, Fernando Diniz comandará sua primeira atividade em Belo Horizonte nesta terça-feira (24/9). O novo treinador celeste reencontrará na Toca da Raposa 2 um trio que já trabalhou sob seus comandos em outros clubes.
Do atual elenco estrelado, Diniz já orientou o zagueiro Zé Ivaldo, o lateral-esquerdo Marlon e o atacante Kaio Jorge. A relação entre o profissional de 50 anos e os atletas se deu no Athletico-PR, Fluminense e Santos, respectivamente.
Trabalho com Zé Ivaldo
Zé Ivaldo foi o primeiro deles. Diniz treinou o defensor no Furacão em 2018.
O zagueiro recebeu 17 oportunidades pelo Athletico-PR sob o comando de Diniz, sendo uma delas na campanha que terminou com o título da Copa Sul-Americana. Na ocasião, o treinador dirigiu o rubro-negro apenas nos dois jogos da primeira fase, contra o Newell ‘s Old Boys, da Argentina.
A passagem de Diniz pelo Athletico terminou no meio da temporada após uma série de resultados ruins no Campeonato Brasileiro. Ele deixou o time na vice-lanterna, com apenas nove pontos.
Diniz conhece ‘poder’ de Kaio Jorge
Em 2021, Fernando Diniz também foi técnico de Kaio Jorge. Dos 27 jogos à frente do Santos, ele deu oportunidade para o centroavante em 15 deles: um na Libertadores, dois na Sul-Americana, dois na Copa do Brasil e 10 no Campeonato Brasileiro.
Durante esse período, Kaio marcou quatro gols e deu três assistências aos companheiros.
Diniz deixou o comando do Peixe em setembro do mesmo ano, após seis jogos sem vencer no Brasileirão. O time paulista beirava a zona de rebaixamento, mas não caiu naquele ano.
Quatro dias após se desligar do Santos, Fernando foi anunciado como novo treinador do Vasco. Ele chegou para substituir Lisca, que havia entregado o cargo, em meio à péssima campanha do time carioca no torneio nacional.
No entanto, Diniz não foi capaz de evitar a queda do cruz-maltino à Série B de 2022 e acabou demitido no fim da temporada.
Treinador deu poucas chances a Marlon
Marlon é o último no elenco do Cruzeiro dos velhos conhecidos de Diniz. O lateral-esquerdo fez parte do time do Fluminense nas duas passagens do treinador pelo clube, em 2019 e 2022.
Na primeira delas, o atual camisa 3 da Raposa recebeu apenas seis chances, sendo quatro no Campeonato Carioca. Na segunda, Marlon caiu no esquecimento com o treinador e entrou em campo três vezes. O lateral era reserva do colombiano Mario Pineida.
Desafio no Cruzeiro
No Cruzeiro, Fernando Diniz terá o desafio de conduzir a equipe novamente para a zona de classificação à Libertadores de 2025, via Brasileirão, e tentar conquistar o título inédito da Sul-Americana. A Raposa está na sétima posição no torneio nacional, com 42 pontos, e largou em vantagem nas quartas de final do mata-mata ao vencer o Libertad por 2 a 0, no Paraguai.