O comentarista Elton Serra, da ESPN Brasil, analisou as diferenças na saída de bola do Cruzeiro desde a chegada do técnico Fernando Diniz, substituto do demitido Fernando Seabra. Em participação no programa Sportscenter, o jornalista apontou que a Raposa teve dificuldades nesse estilo de jogo na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, nessa quinta-feira (3/10), no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“O Cruzeiro já fazia isso com o Seabra. A gente não pode dizer que o Diniz inventou a roda e só ele fazia isso no futebol brasileiro. O Cruzeiro já saía de pressão tocando a bola, mas não dessa forma, usando o Cássio. O Cruzeiro [de Seabra] fazia isso saindo com os dois laterais, que são muito técnicos. Com William por um lado e Marlon pelo outro, distantes da área, o Cruzeiro fazia com que o adversário subisse a linha de marcação. No um contra um, eles abriam espaço para o Cruzeiro sair do campo de defesa”, iniciou Elton.
“No caso do Diniz, ele tenta compactar e trazer o time um pouco mais para o campo defensivo, fazendo as associações. Consequentemente, o adversário vai subir a marcação, e aí, você ganha campo. É um risco que se corre. Os torcedores do Cruzeiro já conheciam esse carimbo do Diniz”, acrescentou.
Elton Serra ressaltou o trabalho feito por Fernando Diniz no Fluminense para a adaptação de jogadores a esse sistema de jogo. Na opinião do comentarista, no Cruzeiro, o desafio do treinador será a evolução do goleiro Cássio com a bola nos pés.
“No Fluminense, o Diniz adaptou alguns volantes para jogar de zagueiros, que tinham mais qualidade para sair com a bola, e o Fábio também. Já o Cássio vai precisar melhorar mais esse tipo de saída, ou o Diniz vai precisar arrumar uma solução para que essa saída não passe pelo Cássio”.
Elton Serra, comentarista da ESPN
Diniz no Cruzeiro
Fernando Diniz ainda não venceu à frente do Cruzeiro. Antes da derrota para o Fluminense, o time empatou com Libertad, do Paraguai (1 a 1 pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana), e Vasco (1 a 1 pela 28ª rodada da Série A).
No Campeonato Brasileiro, a Raposa ocupa a oitava colocação, com 43 pontos. A chance de título que resta é na Copa Sul-Americana. A equipe celeste está nas semifinais contra o Lanús, da Argentina.
Em busca da primeira vitória como técnico celeste, Diniz terá duas semanas de preparação até a próxima partida. O Cruzeiro volta a campo em 18 de outubro (sexta-feira), a partir das 21h30, contra o Bahia, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada da Série A.