Emprestado pelo Cruzeiro até 31 de dezembro deste ano, Rafael Elias vive grande fase no futebol japonês. O centroavante de 25 anos tem sido peça fundamental na campanha de recuperação do Kyoto Sanga, que luta para se distanciar da zona de rebaixamento na J League – é o primeiro time fora, com 38 pontos.
Apesar de não ter conseguido evitar a derrota da equipe japonesa por 3 a 2 para o Vissel Kobe, nesse domingo (6/10), pela 32ª rodada do torneio, Papagaio deixou sua marca. O gol foi anotado no início do segundo tempo, quando o Kyoto já perdia por 2 a 0.
O tento de Rafael Elias aumentou ainda mais os números individuais do atacante pelo time recheado de brasileiros. Além do camisa 99, o Kyoto Sanga tem no elenco o zagueiro Lucas Oliveira, também emprestado pelo Cruzeiro, e os atacantes Murilo Souza e Marco Túlio.
Rafael Elias já disputou 11 partidas em solo japonês e marcou 10 gols. Ele também contribuiu com uma assistência. A atuação de maior brilho do centroavante foi no triunfo por 5 a 2 sobre o Cerezo Osaka, quando fez um ‘hat-trick’ e deu um passe decisivo.
Rafael Elias pelo Cruzeiro
No Cruzeiro, o jovem atacante fez cinco gols em 29 oportunidades. O desempenho abaixo do esperado, inclusive, motivou o empréstimo ao clube japonês.
Papagaio chegou ao Cruzeiro em julho de 2023, quando o clube mineiro acertou a transferência do jogador que pertencia ao Palmeiras. Ele assinou contrato com os celestes até dezembro de 2026.
Ainda na temporada passada, o atacante entrou em campo em 12 oportunidades com a camisa celeste e marcou um gol. Já neste ano, Rafael Elias recebeu 17 oportunidades e balançou as redes quatro vezes pela Raposa.
Torcedores pediram volta de Papagaio
Alguns torcedores do Cruzeiro pediram nas redes sociais a volta de Papagaio em um momento delicado para o clube mineiro na temporada. A falta do jovem foi sentida após as contusões de Rafa Silva (lesão no tendão da parte posterior do joelho direito) e Juan Dinenno (lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito).
Com os dois centroavantes entregues ao departamento médico, o Cruzeiro ficou sem opções para o ataque. No entanto, não houve conversas para o retorno de Rafael Elias à Raposa.