Segundo Bárbara Fonseca, em breve o Cruzeiro poderá ter que inaugurar um novo centro de treinamento. A diretora de futebol feminino afirmou que uma terceira Toca da Raposa será necessária para o clube desenvolver categorias de base para a modalidade.
Apesar de ter prometido no início do ano que começaria a formar jovens atletas ainda em 2024, o Cruzeiro não colocou o plano em prática. Bárbara disse que não poderia entrar em detalhes, mas revelou que o Cruzeiro tem enfrentado dificuldades no desenvolvimento de uma estrutura para os times de base femininos.
“Eu vou pedir desculpa ao torcedor, eu preciso de um tempo maior para entregar o que vai ser (o projeto). A gente esbarra em uma questão de estrutura. Vamos ter que buscar uma Toca 3 para desenvolver de maneira ampla a base do futebol feminino. Não pensar só (na categoria) Sub-20, mas em outras idades também. Sub-17, Sub-15, Sub-13… Porque é isso que vai sustentar uma equipe campeã para os anos futuros. Eu vou pedir um tempo porque não é tão fácil assim, logo a gente vai entregar uma categoria de base a altura do que o torcedor merece”
Bárbara Fonseca, dirigente do Cruzeiro
No Cruzeiro desde 2019, a belo-horizontina acaba de ganhar uma promoção. Com a saída de Kin Saito no fim de setembro, Bárbara deixou o posto de gerente e virou diretora de futebol feminino – cargo máximo da categoria dentro do Cruzeiro.
“Para a Copa São Paulo (Feminina) a gente vai fechar uma parceria com um time paulista. Enquanto isso, toda a equipe (do Cruzeiro) vai pensar em como construir uma base com muita responsabilidade, não esquecendo que a gente precisa formar. Para o futebol feminino ser sustentável, é preciso ter uma grande base”, disse a dirigente durante sua coletiva de apresentação, nesta quarta-feira (9/10).
Cruzeiro já tem dois centros de treinamento
O Cruzeiro inaugurou a Toca 1 em 1973, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Já em 2002, o clube construiu a Toca 2, no mesmo bairro.
Hoje, o primeiro CT abriga a maior parte das categorias de base, enquanto os times Sub-20 e masculino e feminino profissional treinam no espaço mais moderno.
Toca da Raposa 3
Apesar de pertencer ao Governo de Minas Gerais, o Mineirão é apelidado pelos torcedores celestes de Toca 3. O estádio é a casa do clube celeste desde a inauguração em 1965.