Futebol Internacional

Jornal inglês lista ex-joia do Cruzeiro entre melhores jogadores sub-17 do mundo

Estêvão, ex-Cruzeiro e atual destaque do Palmeiras, está entre os 60 melhores jogadores sub-17 do mundo, segundo o jornal The Guardian
Foto do autor
Compartilhe

Ex-joia das categorias de base do Cruzeiro, Estêvão foi considerado pelo jornal inglês The Guardian como um dos 60 melhores jogadores sub-17 do mundo. Além do atacante, destaque do Palmeiras e já convocado para a Seleção Brasileira Principal, o futebol nacional tem outros três representantes da lista.

O meia Gabriel Carvalho, do Internacional, e o atacante Riquelme Felipe, do Fluminense, são os outros brasileiros na lista. O atacante mexicano Matheus Reis, também do Tricolor carioca, também representa o futebol nacional na lista.

Campeão da Eurocopa com a Espanha em 2024, o atacante Lamine Yamal, do Barcelona, é o destaque entre os 60 melhores jogadores sub-17 do mundo, segundo o jornal The Guardian.

Passagem de Estevão pelo Cruzeiro

A jovem estrela atuou no Cruzeiro de 2017 a 2021, quando assinou contrato de formação com a equipe alviverde e se mudou para São Paulo.

Estevão conviveu com os holofotes desde a infância. Na Toca da Raposa, o jovem atacante sempre considerado o principal prospecto das categorias em que atuou.

Em 2019, o jogador foi envolvido em escândalo que ganhou repercussão nacional. Uma reportagem da TV Globo revelou que o então vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, colocou os direitos econômicos do jogador como garantia de pagamento a um empréstimo feito por empresários.

A ação é ilegal e fere conjunções da Lei Pelé, da Fifa e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pai de Estêvão, Ivo Gonçalves trabalhou no Cruzeiro durante esse período. Entre 2019 e 2021, o homem ocupou o cargo de assessor de relações sociais e captação (olheiro) do clube.

No ano em que o esquema foi exposto, a Raposa entrou em grande crise esportiva e administrativa. Rebaixado à Série B no fim da temporada, o Cruzeiro passou por dificuldades financeiras nos anos seguintes.

Sem conseguir ampliar o vínculo com Estêvão, a diretoria celeste viu o meia-atacante se transferir para o Palmeiras em 2021. O presidente da Raposa era Sérgio Santos Rodrigues, que criticou publicamente o Verdão.

Estevão jogará no Chelsea a partir de 2025

A passagem de Estevão pelo Palmeiras está com os dias contados. Em junho, o atacante foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra. A mudança para Londres ocorrerá no meio de 2025, antes do início da próxima temporada europeia.

Estevão renderá quantia milionária ao Palmeiras. O Verdão tem direito a 70% dos 45 milhões de euros pagos pelo Chelsea cerca de (R$ 358 milhões). Se o jogador cumprir uma série de metas previstas no contrato, o clube ainda pode lucrar até mais 16,5 milhões (R$ 96,13 milhões).

Compartilhe