CRUZEIRO

Cruzeiro: Diniz tem missão de recuperar Walace, que ainda não engrenou

Walace ainda não engrenou no Cruzeiro; Diniz tem missão de recuperar o bom futebol do volante de 29 anos, que deve ser titular contra o Bahia
Foto do autor
Compartilhe

Walace deve voltar ao time do Cruzeiro diante do Bahia, na noite desta sexta-feira (18/11), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele vive a expectativa de ser titular pela primeira vez sob o comando de Fernando Diniz, O técnico tem como missão recuperar o bom desempenho do volante, que ainda não engrenou com a camisa celeste. 

O jogador de 29 anos ainda não correspondeu às expectativas criadas pela torcida cruzeirense logo após a oficialização da contratação, no início de julho. Desde então, o meio-campista já entrou em campo em 11 jogos e marcou um gol, mas ainda não conseguiu ter grandes atuações.

A partida de maior destaque de Walace foi na vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, da Argentina, no Mineirão, no duelo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na oportunidade, o volante anotou o segundo tento da Raposa, aos 21 minutos do primeiro tempo.

O meio-campista foi uma dos principais investimentos do Cruzeiro na janela de transferências do meio do ano. A diretoria celeste pagou 6 milhões de euros (cerca de R$ 34,9 milhões na cotação da época) para tirar Walace da Udinese, da Itália, depois de cinco temporadas no ‘país da bota’.

Volante não fez pré-temporada

Um dos motivos que ajuda a explicar a demora para o encaixe no time do Cruzeiro é a falta de uma pré-temporada voltada para melhorar o condicionamento físico do jogador. Walace foi contratado em meio ao período de férias do futebol italiano, enquanto o Brasileirão seguia a todo vapor.

Além disso, Walace precisou fazer um procedimento cirúrgico no joelho no fim de maio. Na entrevista de apresentação no Cruzeiro, em 12 de julho, o volante revelou que ficou duas semanas sem fazer qualquer tipo de atividade física nas férias devido à cirurgia.

“Meu último jogo na Udinese foi em 26 de maio. Depois, eu fiz um pequeno procedimento no joelho e fiquei 15, 16 dias parado, sem fazer nada. Estou fazendo, desde que cheguei, uma boa preparação física. Venho treinando todos os dias. Muito forte, inclusive”, disse.

Diniz reconhece que Walace está em período de adaptação

Diniz entende que Walace está em processo de adaptação ao futebol brasileiro. Ao ser apresentado com novo treinador da Raposa, em 24 de setembro, o profissional de 50 anos se identificou com o estilo de jogo do volante.

“O Cruzeiro tem jogadores muito capazes e a tendência muito clara é de que a gente se dê muito bem. O Matheus (Henrique), eles (diretoria) trouxeram sem saber que eu ia chegar, ele tem tudo a ver comigo, assim como Matheus Pereira, Lucas Romero e Walace, que ainda está se adaptando. É um time que tem jogadores que têm características particulares que encaixam dentro daquilo que eu penso de futebol”, analisou.

Agora sob supervisão de Diniz, Walace pode retomar o protagonismo que teve na Itália, onde ficou conhecido por ser o maior ‘ladrão de bola’ da Europa na temporada 2023/2024, com 276 recuperações em 37 partidas.

O meio-campista apresentou mudança aparente no físico, que agora tem aspecto de mais fino, nos treinos do Cruzeiro em meio à Data Fifa.

Por que Walace deve ser titular contra o Bahia?

Diante do Bahia, Walace deve ser o escolhido por Diniz para substituir Matheus Henrique, que se recupera de uma lesão no músculo do quadril e ainda não foi liberado pelo departamento médico do clube. Sendo assim, o camisa 20 deve dividir posição com Lucas Romero.

Nos três jogos do treinador à frente do Cruzeiro, Walace foi acionado duas vezes. No primeiro deles – no empate por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, no Mineirão, pelo jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana -, o meio-campista atuou como zagueiro construtor.

Compartilhe