Lucas Romero não esconde: se dependesse de seu coração, Lionel Messi venceria novamente a Bola de Ouro. “Sou ‘messista’ (risos)”, brincou o volante do Cruzeiro, em entrevista exclusiva ao No Ataque. O argentino, porém, acha que o prêmio deverá ficar com outro jogador da Albiceleste.
Principal nome da Seleção Argentina na conquista da Copa América, em julho, Lautaro Martínez é o favorito na visão de Romero. O centroavante balançou as redes cinco vezes e ganhou a Chuteira de Ouro do torneio. Na final, o camisa 19 marcou o gol da vitória por 1 a 0 diante da Colômbia.
Os números na temporada europeia também foram altos. Lautaro joga na Internazionale, que venceu o Campeonato Italiano 2023/24 com ampla folga. O atacante marcou 27 gols e distribuiu três assistências em 44 jogos nesse período. Ele ainda foi eleito melhor jogador e artilheiro da Serie A.
“Bem… Eu acho que Messi merece. Sou muito ‘messista’ (risos). O Lautaro Martínez também fez um grande trabalho, acho que ele é um dos merecedores. O Vinicius Junior (do Real Madrid) também é um grande concorrente, que tem grandes possibilidades de ganhar a Bola de Ouro. Mas eu sou argentino, sempre vou tirar um pouco mais para lá. Acho que o Lautaro Martínez merece muito”
Lucas Romero, capitão do Cruzeiro
A brincadeira com Messi tem um motivo. Pela primeira vez em duas décadas, o meia-atacante de 37 anos não foi indicado indicado ao prêmio. Recordista com oito conquistas (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021 e 2023), o camisa 10 vive a reta final da carreira no Inter Miami, dos Estados Unidos.
Leia: Messi aponta elege favorito à Bola de Ouro: ‘Merece mais do que ninguém’
Vinicius Junior
Citado por Romero, Vinicius Junior é considerado um dos favoritos à Bola de Ouro pela imprensa europeia. O atacante brasileiro foi o principal nome do Real Madrid, da Espanha, no título da Liga dos Campeões de 2023/24, em junho.
Vini marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Borussia, na decisão da Champions. Ele foi eleito pela Uefa o melhor jogador do torneio. O Real também venceu a Supercopa da Espanha e La Liga na temporada passada.
Cerimônia da Bola de Ouro
A revista France Football entregará a Bola de Ouro no dia 28 de outubro (segunda-feira), a partir das 16h (horário de Brasília) no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França. O evento de 2024 foi organizado em parceria com a Uefa.
Indicados à Bola de Ouro
- Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra)
- Rúben Dias (Manchester City/Portugal)
- Phil Foden (Manchester City/Inglaterra)
- Federico Valverde (Real Madrid/Uruguai)
- Dibu Martínez (Aston Villa/Argentina)
- Erling Haaland (Manchester City/Noruega)
- Nico Williams (Athletic Bilbao/Espanha)
- Granit Xhaka (Bayer Leverkusen / Suíça)
- Artem Dovbyk (Girona/Ucânia)
- Toni Kroos (Real Madrid/Alemanha)
- Vinicius Junior (Real Madrid/Brasil)
- Dani Olmo (RB Leipzig/Espanha)
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen/Alemanha)
- Martin Odegaard (Arsenal/Noruega)
- Mats Hummels (Borussia Dortmund/Alemanha)
- Rodri (Manchester City/Espanha)
- Harry Kane (Bayern de Munique/Inglaterra)
- Declan Rice (Arsenal/Inglaterra)
- Vitinha (PSG/Portugal)
- Cole Palmer (Chelsea/Inglaterra)
- Dani Carvajal (Real Madrid/Espanha)
- Lamine Yamal (Barcelona/Espanha)
- Bukayo Saka (Arsenal/Inglaterra)
- Hakan Çalhanoglu (Internazionale/Turquia)
- William Saliba (Arsenal/França)
- Kylian Mbappé (PSG/França)
- Lautaro Martínez (Internazionale/Argentina)
- Ademola Lookman (Atalanta/Nigéria)
- Antonio Rüdiger (Real Madrid/Alemanha)
- Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen/Espanha)