ESPORTE NA MÍDIA

Jornalistas dizem que ídolo do Cruzeiro sofreu grande injustiça na Bola de Ouro

Walace Borges, Jorge Iggor e Vitor Sérgio Rodrigues, da TNT, afirmaram que Alex devia ter sido top 5 da Bola de Ouro por títulos do Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

Para os comentaristas do programa “De Zero a Dez”, da TNT Sports, Alex é um dos maiores injustiçados da história da Bola de Ouro. Os jornalistas disseram que o ex-meia-atacante deveria ter sido reconhecido pelo prêmio da France Football em 2003, quando fez temporada magistral pelo Cruzeiro.

Alex não foi indicado à Bola de Ouro naquele ano, em que marcou 39 gols e deu 39 assistências. Camisa 10, capitão e artilheiro, o ‘Talento Azul’ foi o principal jogador do Cruzeiro nos títulos do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro de 2003.

Vitor Sérgio Rodrigues e Walace Borges colocaram Alex com nota seis no ranking. Quanto mais alto na tabela, mais injustiçado o jogador foi na visão dos comentaristas. Quem ganhou dez foi o ex-atacante francês Thierry Henry, que jogava no Arsenal e foi ‘esnobado’ na Bola de Ouro de 2004.

No ano em que Alex foi citado, o vencedor do prêmio foi o ex-meio-campista tcheco Pavel Nedved, da Juventus. Ele era considerado um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano, o mais popular do mundo na época.

“Se houvesse um olhar para cá (América do Sul), era coisa para o Alex ficar entre os cinco primeiros. O Alex podia estar entre os cinco. Ele acabou com as três competições que estavam em disputa no futebol brasileiro. Ele acabou com as três competições! 39 assistências é uma piada, pô! É irreal pensar que ele ganharia, mas ele não estar pelo menos entre os 25, 26 primeiros, não tem cabimento. Ele não foi nem para a lista final”

Vitor Sérgio Rodrigues, comentarista da TNT

“Não é uma injustiça ele não ter ganhado o prêmio, mas é uma injustiça ter ficado tão atrás na lista geral”, complementou Jorge Iggor.

O primeiro jogador do futebol sul-americano indicado à Bola de Ouro foi o ex-goleiro Rogério Ceni, ídolo do São Paulo na década de 2000. A condecoração veio em 2007, quando o camisa 01 ficou em 27º lugar.

Leia: Veja todos os ganhadores de todos os prêmios entregues pela Bola de Ouro em 2004

Top 5 da Bola de Ouro 2003

  • 1) Pavel Nedved – meio-campista da Juventus e da República Tcheca (190 pontos)
  • 2) Thierry Henry – atacante do Arsenal e da França (128 pontos)
  • 3) Paolo Maldini – defensor do Milan e da Itália (123 pontos)
  • 4) Andriy Shevchenko – atacante do Milan e da Ucrânia (67 pontos)
  • 5) Zinedine Zidane – meio-campista do Real Madrid e da França (64 pontos)

Passagem de Alex pelo Cruzeiro

Alex ganhou a Bola de Ouro do Brasileirão de 2003, entregue pela famosa revista Placar. O ídolo celeste também foi eleito o melhor meia da América do Sul pelo jornal El País.

Ao todo, o camisa 10 disputou 121 jogos, marcou 64 gols e distribuiu 61 assistências com a camisa do Cruzeiro. Alex jogou na Toca da Raposa em 2001 e entre 2002 e 2004.

Além dos três títulos de 2003, o ex-jogador ganhou o Campeonato Mineiro de 2004 pelo clube.

Compartilhe