Depois da vitória do Racing sobre o Corinthians, por 2 a 1, nessa quinta-feira (31/10), na Grande Buenos Aires, o técnico do time argentino, Gustavo Costas, disse que sonhava enfrentar o Cruzeiro na decisão da Copa Sul-Americana.
Nas duas finais disputadas entre Cruzeiro e Racing, Costas esteve em campo como jogador. Os times se enfrentaram nas decisões da Supercopa Sul-Americana, mais conhecida como Supercopa dos Campeões da Libertadores, em 1988 e 1992.
Na primeira final, os argentinos abriram a decisão com vitória por 2 a 1, em casa. Na volta, disputada no Mineirão, em Belo Horizonte, seguraram o Cruzeiro, empataram por 1 a 1 e conquistaram o título.
Na final da Supercopa de 1992, a Raposa se vingou. Recebeu o Racing no Gigante da Pampulha e aplicou goleada por 4 a 0. Na volta, no Presidente Perón, perdeu por 1 a 0, mas garantiu a taça.
“Desculpe pelo Lanús, mas queria enfrentar o Cruzeiro de novo, ainda mais no Paraguai, porque amo o Paraguai. Acredito que estão acontecendo coisas que planejei na minha cabeça”, expressou o treinador.
Costas celebrou o retorno do Racing a uma final internacional. “Conseguimos a Libertadores e o Mundial em 1967, conseguimos a Supercopa em 1988, depois perdemos em 1992, mas o mais importante é o Racing, não o Costas. Que o povo não pense no Costas, mas no Racing. Se estivermos todos juntos, podemos conseguir”, destacou.
“Estivemos juntos num momento muito complicado e lembro-me que me disseram: ‘Gustavo, não deixe o Racing ir para a Série B de novo’. E era isso, tínhamos que salvar o clube não de ir para B, mas de desaparecer. O mais importante hoje é o Racing”, disse o treinador.
Cruzeiro x Racing: data e local da final da Sul-Americana
Em 23 de novembro (um sábado), no Estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, Cruzeiro e Racing medirão forças valendo o título da Sul-Americana. Posteriormente, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmará o horário da decisão.
A Raposa avançou à final do torneio continental nessa quarta-feira (30/10), quando derrotou o Lanús por 1 a 0, no Ciudad de Lanús, na Grande Buenos Aires.