Na tarde desta sexta-feira (1º/11), o Cruzeiro oficializou a renovação contratual com a Adidas até 2030. A extensão do vínculo com a fornecedora de material esportivo não agradou alguns torcedores, que reagiram à publicação da Raposa nas redes sociais.
De acordo com o Cruzeiro, o novo contrato contempla todas as categorias do clube, incluindo o futebol profissional, feminino e de base. Além disso, será o maior patrocínio de material esportivo da história celeste.
Reação dos torcedores do Cruzeiro
“Depois de humilharem tanto o clube? Que vergonha hein Cruzeiro, que vergonha”, escreveu um cruzeirense decepcionado com a notícia. Ele se referiu aos atritos entre as partes ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF.
Outro torcedor concordou com a opinião contrária à renovação. “Marca que não valoriza o clube, péssimo negócio”, publicou.
Um internauta ficou decepcionado e disse que esperava uma parceria com a Nike, empresa com sede principal nos Estados Unidos.
Por outro lado, nem todos concordaram com os comentários negativos sobre a decisão da diretoria celeste. Um cruzeirense afirmou que a torcida do Cruzeiro ‘joga contra o clube’.
“A conclusão que eu tiro lendo as mensagens aqui é que a nossa torcida não precisa de inimigos”, escreveu no ‘X’, antigo Twitter.
Atritos na parceria entre a marca alemã e a Raposa
Como em toda parceria de longa data, houve alguns atritos entre as partes ainda durante a gestão de Ronaldo. Entre eles, uma publicação controversa em março do ano passado, na qual a Adidas chamou o Atlético de ‘maior de Minas’ na campanha de lançamento do uniforme alvinegro.
A gestão anterior do Cruzeiro não ficou satisfeita com essa ação da empresa e prometeu cobranças à marca alemã. No entanto, o contrato seguiu intacto.
O Cruzeiro também buscava melhorias nas formas de arrecadação com percentual de royalties de venda de camisas e um valor fixo de patrocínio.
Parceria entre Adidas e Cruzeiro
A fornecedora é parceira de longa data do Cruzeiro. O primeiro contato entre as partes foi entre 1986, quando a Raposa vestiu uma camisa predominantemente azul e com estrelas soltas no peito – sem patrocínio máster.
A Adidas cumpriu contrato com o Cruzeiro até 1989. Naquele ano, o uniforme ficou marcado pelo patrocínio vermelho da Coca-Cola.
O retorno da marca ao Cruzeiro foi em janeiro de 2020, em um momento ruim do clube, já que havia acabado de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Na temporada seguinte, ela estampou a camisa do centenário estrelado.
Já em 2022, em diferentes modelos, a Adidas estampou o uniforme usado na campanha do acesso do Cruzeiro à Primeira Divisão.
Em 2024, a Adidas pode ter sua marca nos holofotes novamente com o Cruzeiro, já que o time mineiro pode ser campeão da Copa Sul-Americana. A equipe celeste enfrentará o Racing, da Argentina, na final do torneio continental no dia 23 de novembro (sábado), no La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.