CRUZEIRO

Ex-jogador do Cruzeiro e da Seleção sobre aposentadoria aos 33 anos: ‘Melhor que fiz’

Aos 33 anos, ex-meio-campista decidiu se aposentar do futebol com carreira vitoriosa no Brasil e na Europa
Foto do autor
Compartilhe

Ex-jogador do Cruzeiro e da Seleção Brasileira, ídolo no Chelsea e no Benfica, Ramires se aposentou com 33 anos. O que parece um pesadelo para grande parte dos atletas, foi para ele um alívio. Em entrevista ao ge, confidenciou que deixar os gramados foi a “melhor coisa” que fez.

O ex-volante chegou ao Cruzeiro com 20 anos, emprestado pelo Joinville. Rapidamente chegou à titularidade e se destacou pela dedicação em campo. Conquistou duas vezes o Campeonato Mineiro e fez parte do elenco que chegou à final da Libertadores de 2009, mas perdeu para o Estudiantes.

Depois de passar no futebol europeu e chinês, voltou ao Brasil para defender o Palmeiras, pelo qual se aposentou em 2020.

“Ter encerrado a carreira foi a melhor coisa que eu fiz e não me arrependo, falando de coração”

Ramires, ex-volante do Cruzeiro

O retorno ao futebol brasileiro não foi como o esperado. Ramires teve problemas físicos e atravessou dificuldades psicológicas, assim, a possibilidade de se aposentar surgiu como uma oportunidade de buscar o bem-estar.

“Já estava em um estado de ansiedade e entrando até em depressão. Depois, eu saí, procurei um psicólogo, comecei a conversar, a me expor e a vida melhorou”, contou.

A conclusão da carreira poderia ter sido mais conturbada, não fosse o apoio do técnico Abel Ferreira, então recém-contratado no Palmeiras: “O Abel é um cara que me trouxe paz para a decisão que eu vim a tomar de parar e encerrar a minha carreira. E me deu a oportunidade de encerrar a carreira de maneira digna e bacana”.

Ramires chegou ao alviverde com grande expectativa, mas as lesões não possibilitaram que ele estabelecesse uma longa sequência em campo. Assim, a cobrança da torcida começou a pesar, e o ex-volante contou com o técnico português para ter boas participações e deixar o Palmeiras pela porta da frente.

Ramires pelo Cruzeiro

Revelado pelo Joinville, Ramires ficou na Toca da Raposa de abril de 2007 a julho de 2009. Pelo Cruzeiro conquistou dois Campeonatos Mineiros e jogou na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2009.

No total, foram 109 jogos disputados com a camisa celeste e 27 gols marcados.

Depois da passagem por Belo Horizonte, o ex-volante passou por Benfica, Chelsea, Jiangsu Suning e Palmeiras. Durante a carreira conquistou uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Libertadores.

Pelo Brasil, ganhou a Copa das Confederações de 2009 e esteve no elenco da Copa do Mundo de 2010 e 2014.

Compartilhe