Um acordo verbal selou, nesse domingo (10/11), a ida de Gabigol ao Cruzeiro. Se tudo seguir conforme o combinado, o atacante deixará o Flamengo nas próximas semanas e assinará com a Raposa para 2025. A chegada do jogador de 28 anos é um ‘sonho realizado’ do clube celeste, que tentou a sua contratação pela primeira vez em 2018.
Na época, Gabigol pertencia à Internazionale, da Itália. A vontade de contar com o centroavante foi exposta publicamente pelo ex-vice-presidente celeste, Itair Machado, em outubro daquele ano.
“O empresário (do Gabigol) é amigo meu. Ele (Junior Pedroso) é empresário, inclusive, da primeira contratação que eu tentei fazer, que é o Lucas Moura. Assim que eu assumi, o Lucas estava no Paris Saint-Germain, e eu tentei fazer essa contratação. Mas, na época, a esposa dele estava grávida e não queria sair de Paris”, disse o dirigente em entrevista à Rede 98.
“E o Gabigol nós tentamos trazê-lo agora em janeiro (de 2018). Cheguei a me reunir com o pai dele. Mas havia dificuldade financeira, tínhamos que investir no momento e era difícil. E ele é um jogador que está sim na pauta do Cruzeiro. Queremos reforçar o nosso grupo. Temos outros nomes também, mas a gente não vai ficar falando, para não gerar especulação. Mas a expectativa nossa é reforçar esse excelente grupo que nós já temos”
Itair Machado, ex-vice-presidente do Cruzeiro
Trajetória de Gabigol no Flamengo
Sem acerto com a equipe mineira no início de 2018, Gabriel Barbosa foi emprestado pela Inter ao Santos,. Em 2019, o clube italiano cedeu o atacante ao Flamengo, que posteriormente o comprou. Ali começava a trajetória do jogador pela equipe em que se tornou ídolo e multicampeão.
O último título de Gabigol com a camisa do Flamengo foi a Copa do Brasil, nesse domingo, diante do Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Até o momento, o camisa 99 soma 303 partidas, 160 gols e 44 assistências com a camisa rubro-negra. Ele pode atuar em mais seis jogos até o fim do Campeonato Brasileiro, no dia 8 de dezembro.
Considerado o maior ídolo do Flamengo no século 21, o centroavante conquistou duas Copas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, dois Brasileirões, duas Copas do Brasil, duas Supercopas do Brasil e quatro Campeonatos Cariocas na vitoriosa passagem pela Gávea.
Contratações do Cruzeiro para 2025
A temporada ainda não terminou, mas o Cruzeiro já movimenta o mercado. Além de Gabigol, acertado por três temporadas, a Raposa tem acordo verbal com o volante Christian, do Athletico Paranaense.