O narrador Alberto Rodrigues foi homenageado e exaltado por torcedores do Cruzeiro em voo para Assunção, nesta sexta-feira (22/11). Na capital paraguaia, o profissional de 85 anos vai narrar a final da Copa Sul-Americana, entre a Raposa e o Racing, neste sábado (23/11), às 17h (horário de Brasília), no estádio Nueva Olla.
Diante de um avião lotado de cruzeirenses, Alberto Rodrigues discursou e se emocionou. O registro no voo foi feito pelo jornalista Samuel Venâncio, da Samuca TV, veículo pelo qual Alberto Rodrigues vai narrar a final da Copa Sul-Americana (veja o vídeo abaixo).
“É uma emoção extraordinária que eu estou sentindo. É uma homenagem que eu nunca tive na vida. É sacanagem que vocês estão fazendo comigo”, brincou o Vibrante, como é apelidado o locutor.
“Esta é a maior emoção em 65 anos de profissão, na qual já transmite vários títulos do Cruzeiro”, concluiu Alberto, tendo o nome cantado pelos cruzeirenses em seguida.
Carreira de Alberto Rodrigues
Alberto Rodrigues, também conhecido como Vibrante, foi o narrador responsável pelos jogos do Cruzeiro na rádio Itatiaia entre 1977 e 2022. Ele foi contratado pela emissora em 1963. Na primeira passagem, ficou pouco tempo. Em 1968, recebeu convite e assinou com a Inconfidência. Voltou à maior rádio do estado em 1978, sendo demitido em dezembro de 2022.
“Eu narrei cerca de 90% dos jogos do Cruzeiro desde 1963, acho que algo em torno de três mil jogos. Narrei também oito Copas do Mundo”, contou, em entrevista publicada pelo site Superesportes.
Em setembro deste ano, na transmissão da vitória do Cruzeiro sobre o Libertad, pelas quartas de final da Sul-Americana, Alberto usou uma expressão racista ao se referir a um jogador do time mineiro.
Ao final da partida, o jornalista Samuel Venâncio, dono da Samuca TV, se desculpou pela fala de Alberto Rodrigues. No dia seguinte ao jogo, o próprio narrador reconheceu o erro e também pediu desculpas.
“Estou aqui para me desculpar com todos vocês que acompanharam a transmissão do jogo do Cruzeiro na quinta-feira passada. Errei, e estou aqui para me desculpar com todos. Mesmo aos 85 anos, isso mostra que precisamos aprender a tratar o que é o racismo e trabalhar para que nunca, nunca mesmo, aconteça em nossa sociedade”, publicou no Instagram, na ocasião.