Declaradamente santista, o jornalista Milton Neves revelou que o Cruzeiro causou “a maior decepção” da sua vida como torcedor.
“Há 58 anos o Cruzeiro me fazia chorar copiosamente”, disse o jornalista, na sua coluna no UOL.
Em 7 de dezembro de 1966, o time treinado por Airton Moreira venceu o Santos, por 3 a 2, e se sagrou campeão da Taça Brasil, hoje reconhecida como Campeonato Brasileiro. No jogo de ida, em 30 de novembro, o Cruzeiro havia vencido por incríveis 6 a 2, no Mineirão.
“Quando pintou a final da Taça Brasil de 1966, entre o SANTOS DE PELÉ e o Cruzeiro, todo mundo considerava uma barbada mais ou menos como se o Real Madrid enfrentasse hoje a querida e esquecida Matonense-SP”, disse Milton Neves.
“Só que, para a surpresa de TODO MUNDO, no primeiro jogo, no Mineirão, a Raposa engoliu o Peixe com requintes de crueldade. Fez nada menos do que 6 a 2 no maior time do mundo! Mas, ainda assim, muita gente considerou o resultado lotérico. Que no Pacaembu o Peixe conseguiria vencer facilmente, forçando o duelo de desempate, o terceiro”, acrescentou.
No jogo de volta, time paulista abriu 2 a 0, mas levou a virada. “Só que o Cruzeiro de craques como Raul, Procópio, Piazza, Natal, Dirceu Lopes (GÊNIO), Tostão e tantos outros inacreditavelmente virou o duelo na etapa final e fincou de vez o nome do fortíssimo futebol mineiro entre os mais importantes do país”.
“Foi há 58 anos… Mas, para este santista que vos escreve, parece que foi ontem! Foi, indiscutivelmente, a maior decepção de minha vida como torcedor”, finalizou.